Como substituir o buquê no casamento

Nem sempre as noivas gostam de seguir tradições, no casamento. Estão cada vez mais comuns as atitudes de transformar o visual da mulher, nesta…

Nem sempre as noivas gostam de seguir tradições, no casamento. Estão cada vez mais comuns as atitudes de transformar o visual da mulher, nesta data tão especial, em algo diferente e criativo. Para isso, muitas vezes, não se mede esforço, nem se poupa ousadia. O arranjo em flores tem sido substituído por objetos diferentes e divertidos. Tradicionalmente, o ato feminino de carregar um buquê, no caminho até o altar, remonta aos costumes gregos, em que as mulheres levavam em suas mãos certos tipos de flores que significavam algo a ela e à época. Portanto, um buquê deve ser feito, de acordo com o ele simboliza à noiva ou ao casal. Neste sentido, é pertinente pensar em como substituir o buquê no casamento, se esta for a vontade dos que irão se casar. Por mais estranho que uma escolha possa parecer, ainda assim ela não será absurda, pois simbolizará os desejos dos noivos.

É bem conhecida a substituição do buquê por apenas uma flor (Foto: Divulgação)

É exatamente por isso que muitas noivas estão escolhendo substituir o buquê tradicional por algo que lhe faça mais sentido e que tenha a ver com a sua personalidade. Nesta brincadeira, vale seguir a imaginação e a vontade. Dois exemplos que já se tornaram bem conhecidos, há tempos, são a substituição do arranjo por uma flor apenas, ou trocar o buquê por um terço (ou rosário), feito em pedras especiais. Esta atitude, além de fugir do tradicional, ainda contribui com o maior destaque do vestido de noiva. 

Buquês diferentes

Não são poucos os modelos de buquês diferentes, surgindo por aí. Um dos mais requisitados é o modelo em que as flores são substituídas por broches e outros objetos semelhantes, feitos com pedrarias sofisticadas. Uma almofada redonda é usada para alfinetar os broches. O resultado é um buquê de noiva elegante, que pode ser guardado por ela, como lembrança.

Broches feitos em pedrarias substituem os buquês (Foto: Divulgação)

Há, ainda, noivas mais ousadas, que substituem os buquês por objetos totalmente inusitados. Já vimos, por aí, mulheres que se casaram segurando arranjos de doces, arranjos de flores artificiais com botões de costura, pirulitos, flores em feltro, buquês de algodão, de trigo, conchinhas e até mesmo galhos de pimenta. A imaginação é quem manda, na hora da escolha.

Leia Também:  Aprenda a escolher um papel de parede para cada ambiente

Substituir buquê na festa

Galhinhos de pimenta substituem o buquê tradicional (Foto: Divulgação)

Geralmente, a noiva joga o buquê, durante a festa. As mulheres que se agrupam para tentar pegá-lo costumam não ser casadas. A brincadeira simboliza que a sua vencedora está recebendo um sinal e que logo encontrará um amor. Por isso, uma das brincadeiras atuais é substituir o arranjo de flores por um buquê de Santo Antônio. Nele, inúmeros santinhos de pelúcia são jogados, já que este santo é conhecido como casamenteiro. Outra alternativa é trocar o buquê por sapinhos de pelúcia, que as mulheres beijarão, ao apanhá-los, como se fossem seus príncipes encantados.

Como se vê, os buquês de noiva estão cada vez mais criativos, contribuindo para que a cerimônia seja divertida e inesquecível.

Saiba que tipos de buquês existem: Tipos de buquês para noivas

Confira outras ideias: Buquês de noivas: fotos, ideias

Top