Aprenda a substituir a carne vermelha

Vegetarianos ou não, algumas pessoas querem substituir a carne vermelha nas suas refeições sem perder os benefícios de proteína ricos nas carnes bovinas, por…

Carne vermelha faz mal à saúde (Foto: Divulgação)

Vegetarianos ou não, algumas pessoas querem substituir a carne vermelha nas suas refeições sem perder os benefícios de proteína ricos nas carnes bovinas, por exemplo. Seja de vez em quando ou como estilo de vida, a carne vermelha pode ser substituída e você ganhará mais saúde, confira como!

Substituindo a carne por frango ou peixe

A substituição é clássica, quando a carne vermelha não entra no prato, o frango ou peixe são as melhores opções. Esses alimentos alternativos à carne têm nutrientes semelhantes ao da carne vermelha, tais como ferro, zinco, proteínas e vitamina B12. O lado bom é que as quantidades de colesterol e gordura saturada são bem reduzidas, o que deixa a refeição mais saudável.

Ovo para o jantar

Omelete de tomates secos e azeitonas pretas (Foto: divulgação)

No jantar, quem não quer abusar da carne vermelha pode saborear um ovo delicioso que é fonte de proteínas, vitaminas, minerais e ômegas 3 e 6! Para qualquer horário do dia, o omelete, receita típica e prática feita com ovo, é preparada batendo duas claras, uma gema e queijo branco.

Soja no lugar da carne vermelha

Os vegetarianos adoram, mas é bom ficar alerta e variar o cardápio com outras fontes de proteína como feijão, lentilha, grão de bico, nozes e castanhas. A soja é uma leguminosa que tem a mesma quantidade de aminoácidos da carne vermelha, porém, o corpo não consegue absorver os nutrientes completamente. Um fato bom é que existem também bebidas à base de soja em diversos sabores, como morango e chocolate.

Leia Também:  Óculos de grau grandes: modelos, como usar

Quinoa para saúde cardiovascular

Receita para almoço usando quinoa (Foto: Divulgação)

A Quinoa (grão originário da Bolívia e com alto poder nutritivo) é um alimento pouco conhecido, mas bem interessante por ser de origem vegetal e além de completo, não tem gordura saturada. O grão é fonte de proteínas, fibras e ômega 3 e por isso pode ser usado no lugar da carne, embora tenha menos ferro. É muito bom para saúde cardiovascular e pode ser usado em receitas de mingaus, saladas, massas, bolos, vitaminas e muito mais.

Vegetais verde-escuros

Os vegetais ver-escuros fazem muito bem para a saúde e por isso devem estar em todas as refeições diárias. A ideia é fazer uma salada com queijos, quinoa e até grãos de soja, seria a refeição ideal. Confira que vegetais comer para substituir a carne vermelha sem perder em qualidade de nutrientes: salsa, couve, agrião, rúcula, brócolis, espinafre e folhas de beterraba.

Você pode ter uma alimentação saborosa, sem ter carne vermelha no prato, sendo muito mais saudável para você e sua família.

Top