Como Ser Uma Comissária de Vôo

Quem quando criança nunca teve o sonho de voar, ter total liberdade em suas asas e conhecer todo o céu? Todos nós quando pequenos…

Quem quando criança nunca teve o sonho de voar, ter total liberdade em suas asas e conhecer todo o céu? Todos nós quando pequenos tivemos um sonho e o sonho de voar sempre foi aquele mais bonito de todos nós, pois nossas asas se estendiam junto com o vento, podíamos ir onde quiséssemos e íamos. O sonho de voar ainda existe para muitas pessoas, mesmo depois de adultas, e tornou-se realidade para as aeromoças.

As aeromoças ou também conhecidas como comissárias de vôo, já são muito famosas desde que se estendeu o uso avião, o qual se tornou um meio comum de transporte. Porém, seu trabalho não é tão fácil como parece, ou como dizem ser, pois são horas de vôo, técnicas de segurança a serem aprendidas dentre diversos deveres e responsabilidades, que variam de acordo com as determinações da Agencia Nacional de Aviação e com os regramentos de cada empresa.

Em primeiro lugar para você poder voar precisará obter a licença de comissário de vôo, que é adquirida com a frequência e aprovação em um curso profissionalizante feito em escolas de aviação, e que foram homologadas pelo IAC da Agencia Nacional e Aviação Civil (ANAC). O curso tem duração de 138 horas-aula e como material didático utiliza-se o manual do comissário.

Periodicamente a ANAC faz verificações para ver se o aluno está apto aos vôos, ele deve ter perfeitas condições de desempenhar suas funções. Após a aprovação em todos os exames e passado toda a parte de aprendizagem o aluno estará munido do certificado de conhecimento técnico e poderá ingressar em uma agência empregadora.

A aeromoça deve ter instruções sobre todos os equipamentos de segurança, bem como sobre as mascaras de oxigênio e prestar as informações corretas aos passageiros. Essas exigências são passadas durante o curso, porém cada empresa se adéqua as normas de uma maneira, a qual a aeromoça deve saber perfeitamente como ser utilizada e ter o treinamento adequado para caso de emergência, feito tal treinamento pela empresa em no mínimo 15 horas.

Continuar Lendo  Como Montar uma Banda de Rock

Não se engane pensando que a profissão consiste em somente atender bem os passageiros, servir cafezinho e oferecer sorrisos, pois você estará completamente enganado, tendo em vista que elas devem ter técnicas de segurança, dentre outros conhecimentos imprescindíveis para a sua carreira. Muitos passageiros, quando o avião levanta vôo começam a entrar em pânico e a aeromoça que deverá acalmá-lo de alguma forma eficaz, bem como outros tem queda de pressão, podendo até desmaiar, dentre diversos problemas que possam ocorrer.

Além disso, caso o avião venha a cair, elas recebem técnicas de se manter na selva, de sobrevivência no mar durante o curso, o que pode parecer inacreditável, porém é fundamental. Bem como, deve ter um preparo psicológico e ter condições de enfrentar e resolver todas essas situações a que pode se deparar. O equilíbrio é fundamental, se a aeromoça não passar confiança e segurança para o passageiro, provavelmente esse também não se sentirá bem, tendo em vista que até aquela que trabalha todos os dias e vive com os vôos não está.

A comissária de vôo também deverá ser simpática e sempre bem atender, afinal essa é uma das imagens mais marcantes da profissional. O espírito de bem servir e a facilidade de comunicação também devem ser preservadas. Se você tem vontade de voar, seja você também uma aeromoça e descubra novos ares.

Top