Como ser um palestrante motivacional

Como ser um palestrante motivacional

Como ser um palestrante motivacional? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que estão começando a trabalhar com palestras e buscam espaço…

Por Isabella Moretti em 02/04/2015

Como ser um palestrante motivacional? – Essa é uma dúvida comum entre as pessoas que estão começando a trabalhar com palestras e buscam espaço no mercado de trabalho. As médias e grandes empresas costumam contratar esse tipo de profissional, com o propósito de estimular a produtividade dos seus colaboradores.

Como ser um palestrante motivacional. (Foto: Divulgação)

Para ser um palestrante motivacional vitorioso é preciso ter muito mais do que carisma. A função requer o domínio de algumas técnicas para convencer a plateia de que o discurso tem fundamento e vai contribuir tanto com a vida pessoal como também com a profissional.

Veja também: Como montar palestras: 5 dicas para montar uma palestra motivante

Como ser um palestrante motivacional

Separamos algumas dicas de como ser um palestrante motivacional. Confira:

Seja um expert no assunto tratado

As palestras motivacionais costumam abordar diferentes assuntos, como autoconfiança, trabalho em equipe, atendimento ao cliente, liderança, empreendedorismo e inovação. Antes de palestrar sobre o tema, é preciso estudar muito, escrever artigos e participar de cursos para se tornar uma verdadeira autoridade.

Roberto Shinyashiki, um dos maiores palestrantes do Brasil. (Foto: Divulgação)

Abuse de simpatia e carisma

Na palestra, lembre-se de que você está lidando com pessoas, por isso é importante ser muito simpático e demonstrar carisma. Conte histórias que foram vivenciadas e possuem alguma ligação com o tema palestrado.

Leia mais: Como ser palestrante – 06 dicas que vão te ajudar nessa Profissão

Seja interativo e intimista

O palestrante motivacional deve sempre buscar a interatividade para envolver o público. Ele pode, por exemplo, escolher algumas pessoas da plateia para interagir diretamente ao longo de sua apresentação ou realizar uma dinâmica sutil.

Preocupe-se com o conteúdo audiovisual

A fala não é o único recurso da palestra, também é importante contar com um bom conteúdo audiovisual para que a mensagem seja facilmente assimilada. Na hora de montar os slides, inclua alguns vídeos e algumas imagens impactantes.

Quebre a monotonia

Seja criativo e não deixe a sua palestra cair na monotonia. (Foto: Divulgação)

A cada cinco minutos de discurso, experimente colocar algo que desperte o sorriso dos espectadores. Criar momentos descontraídos é uma forma de quebrar a monotonia e tornar a palestra mais interessante.

Seja bem-humorado

A melhor forma de conquistar a atenção da sua audiência é acrescentar uma pitada de bom humor ao discurso. Conte acontecimentos engraçados que tenham a ver com o tema da palestra e possam transmitir lições importantes.

Adote um discurso otimista

É importante ser otimista e carismático. (Foto: Divulgação)

O palestrante de motivação precisa ter um discurso otimista, capaz de apresentar para o público vivências que contribuíram com o seu crescimento e a superação de dificuldades. Procure mostrar os seus cases de vida, sempre com muita humildade e tranquilidade.

Confira: Palestras gratuitas do Sebrae sobre negócios

Coloque em prática as nossas dicas de como ser um palestrante motivacional e seja bem sucedido na hora de montar as suas palestras.

Top