Como ser um Funcionário Exemplar

Nos dias atuais em que o mercado de trabalho tem se transformado em algo cada vez mais selvagem e competitivo, quem tem um emprego…

Nos dias atuais em que o mercado de trabalho tem se transformado em algo cada vez mais selvagem e competitivo, quem tem um emprego ou acabou de conseguir um faz todos os esforços possíveis e necessários para se manter. Sendo assim, ser um bom funcionário não é apenas um luxo, mas sim uma necessidade. Porém o que poucos sabem é que ser um bom funcionário não significa ter de bajular o chefe. Pelo contrário: esse tipo de atitude geralmente acaba sendo um tiro que sai pela culatra pois esse tipo de profissional não costuma ser visto com bons olhos.

A verdade é que ter uma boa postura frente aos seus colegas e acima de tudo aos seus superiores não envolvem nada mais que simples atitudes ao alcance de qualquer um. Veja quais são os atributos sempre valorizados por chefes e colegas de trabalho de acordo com especialistas.

– Cortesia e boa vontade: Ser educado e gentil com todos, sem distinção, além de deixar o ambiente leve faz com que as pessoas tenham uma boa impressão a seu respeito. Como resposta, esta pessoa tem também a sua cortesia e consideração.

– Capacidade de adaptação: É bom lembrar sempre que algumas coisas podem mudar, seja a forma de trabalho, a natureza do seu serviço ou as pessoas a sua volta. É preciso se adaptar a essas situações e nunca se acomodar.

– Trabalho em equipe: Esse é um atributo cada dia mais valorizado no mercado de trabalho em geral. Para que empresas de pequeno e grande porte funcionem é preciso ter em mente que o trabalho não se faz sozinho mas sim que esse esforço é coletivo. É preciso lidar com essa situação, especialmente no que diga respeito a colaborar e saber ouvir.

Continuar Lendo  www.itaucorretora.com.br - Itaú Corretora Investimentos, Ações

– Saber ouvir: Esse atributo não é apenas valorizado em um trabalho de equipe. É preciso saber argumentar sobre ideias apresentadas, sejam suas ou não e acima de tudo saber ouvir: elogios e críticas, inclusive.

– Engajamento: Um funcionário que se aplica em fazer o seu trabalho da melhor maneira certamente será bem visto por todos.

– Compromisso: Ter foco nas tarefas a serem cumpridas e executá-las no prazo faz com que sua credibilidade esteja em alta.

– Foco e produção: Perder tempo com conversas, telefone para assuntos pessoais e uso indevido da internet tira muitos pontos da imagem do profissional. Não pense que não tem ninguém olhando. Pode crer que seus colegas reparam nisso.

– Estar um passo a frente: De acordo com matéria disponível no site O Globo, a ideia é nunca esperar ser cobrado por algo que já sabe que tem de fazer.

– Pontualidade: É um requisito básico mas no qual muitos ainda pecam. Chegar sempre atrasado ao trabalho ou sair sempre mais cedo pode gerar uma péssima reputação para o funcionário.

– Participação: Compartilhe suas ideias, faça perguntas, mostre-se interessado em seu trabalho. Isso mostra o seu comprometimento e engajamento no seu trabalho.

Todas essas posturas são fáceis de se ter. Elas normalmente já são valorizadas em uma vida em sociedade portanto tem eficácia comprovada. Levar essas características para o seu trabalho só contam pontos a favor do profissional. Experimente!

Top