Andre 20/11/2012 Empregos

Após participar de processos seletivos cansativos e disputados por milhares de candidatos, você finalmente consegue aquele estágio tão sonhado, que lhe dará conhecimento e experiências necessários para ingressar no mercado de trabalho com bastante confiança, assim que concluir a sua graduação.

Para ser efetivado após o estágio, o profissional deve aproveitar ao máximo o período de treinamento (Foto: Divulgação)

Porém, o período de estágio é curto, e se você não aproveitar aquele pouco tempo de que dispõe para mostrar toda a sua capacidade e vontade de seguir carreira naquela empresa, no próximo processo seletivo poderá ser substituído por outro candidato, que também se preparou para assumir aquela posição.

Se você quer permanecer na empresa por um período maior, tendo o contrato de estágio renovado e, posteriormente, se tornando funcionário da companhia, não deixe de conferir algumas dicas para ser efetivado após o estágio.

Confira as vantagens: Fazer estágio – quais são os benefícios

Seja dedicado

Dedique-se bastante ao estágio, aproveitando para conhecer tudo sobre a empresa na qual está estagiando (Foto: Divulgação)

Para ser efetivado no cargo após o estágio, primeiramente é preciso que você se dedique ao máximo durante o período de aprendizado. É no estágio que o futuro profissional começa a moldar a sua carreira e a definir o perfil que terá nos anos seguintes.

Por isso, aproveite a oportunidade de conhecer novas práticas profissionais e de aprender novas técnicas de trabalho, ganhando bastante experiência, pois isso pode fazer toda a diferença na hora da contratação. Quanto mais conhecimentos possuir sobre aquele setor no qual estagiou, maiores serão as chances de efetivação.

Mostre iniciativa e ousadia

Seja ousado e apresente novas ideias ao seu chefe. Isso pode pesar na hora da contratação (Foto: Divulgação)

Para algumas pessoas, o estágio é simplesmente uma forma de passar o tempo e ganhar a bolsa-auxílio. Quem pensa assim geralmente tem poucas chances de continuar na empresa, já que não irá mostrar ousadia nem iniciativa.

Para ganhar aquela vaga: Dicas para ser efetivado em trabalho temporário

Se você pensa em ser efetivado, tente fazer um pouco mais do que o seu chefe pedir. Use os conhecimentos adquiridos na faculdade para sugerir novos caminhos para a empresa; participe das reuniões; questione os motivos de algumas escolhas; e mostre-se interessado e capaz em ajudar a obter melhores resultados.

Respeite o ambiente de trabalho e se faça aparecer de forma positiva

Seja respeitoso com os colegas de trabalho e não deixe de mostrar o seu potencial (Foto: Divulgação)

As empresas adoram funcionários que sempre aparecem com novas ideias e que tenham algo a acrescentar. Portanto, para quem tem esse perfil, é importante se fazer aparecer, demonstrando o seu conhecimento sobre a empresa, a capacidade de encarar novos desafios e a sua vontade em ser contratado, criando uma imagem positiva.

Além disso, ficar atento a algumas regras básicas, como respeitar os colegas de trabalho, seguir os horários preestabelecidos, ser responsável e organizado também pode ajudar a ser efetivado após o estágio.

Outros artigos

Como Escolher uma Placa de Vídeo

30/07/2011

Como Escolher uma Placa de Vídeo

Para quem está buscando melhor processamento e qualidade gráfica em seu computador é necessário investir em uma boa placa de vídeo, e não em um bom processador c...

Decoração de festa tema Zumbi

07/10/2015

Decoração de festa tema Zumbi

A decoração de festa de zumbi é algo diferente e até ousado. Aliás, o tema Zumbi pode guiar a decoração da sua festa, apostando em figuras capazes de causar arrepios...