Como se trata a Doença de Chagas? Diagnóstico

A doença de chagas é uma doença infecciosa causada por um protozoário parasita chamado Trypanosoma Cruzi, o nome foi dado por seu descobridor, o…

Barbeiro

A doença de chagas é uma doença infecciosa causada por um protozoário parasita chamado Trypanosoma Cruzi, o nome foi dado por seu descobridor, o cientista brasileiro Carlos Chagas, em homenagem a outro cientista, que também é brasileiro, Oswaldo Cruz.

A doença é adquirida através da entrada do Trypanosoma no sangue dos humanos a partir do ferimento da picada por triatomas, mais conhecida como barbeiro ou chupões, como são conhecidos no interior do Brasil.

Estes barbeiros alimentam-se de sangue e contaminam-se com o parasita quando sugam sangue de mamíferos infectados, que são os reservatórios naturais, que podem ser bovinos, ou mesmo outros humanos contaminados. Uma vez no tubo digestivo do barbeiro, o parasita é eliminado nas fezes junto ao ponto da picada, quando eles sugam o sangue dos humanos que por aí infectam-se.

Existem outras formas de adquirir a doença: forma de contato ocorre na vida intra-uterina por meio de gestantes contaminadas, de transfusões de sangue ou acidentes com instrumentos de punção em laboratórios por profissionais de saúde, porém, essas últimas são bem raras de acontecer.

Para fazer o diagnóstico da doença é preciso levantar suspeita quando ficarmos diante de um indivíduo que andou por zona endêmica e apresenta sintomas compatíveis. Testes de detecção de anticorpos ao Trypanosoma no sangue mais comumente, bem como a detecção do próprio parasita no sangue, nas fases mais agudas fazem o diagnóstico.

A doença é tratada por meio de medicamentos, o benzonidazole, que é muito tóxico, sobretudo pelo seu tempo de tratamento, que pode variar de três a quatro meses. O uso da droga é comprovado o benefício na fase aguda. Na fase crônica o tratamento é feito conforme as suas manifestações. A diminuição da capacidade do coração “trabalhar” é tratada como na insuficiência desse órgão por outras causas, podendo, em alguns casos mais específicos, impor a necessidade de transplante.

Leia Também:  Check-up – Como Funciona?

Top