Como se tornar um palestrante de sucesso

Como se tornar um palestrante de sucesso

Como se tornar um palestrante de sucesso? – Essa é uma dúvida bastante comum entre aqueles que estão começando a investir em palestras para…

Por Isabella Moretti em 02/04/2015

Como se tornar um palestrante de sucesso? – Essa é uma dúvida bastante comum entre aqueles que estão começando a investir em palestras para ganhar dinheiro e construir um nome reconhecido. Leia a matéria e veja dicas para conquistar autoridade nessa função.

Como se tornar um palestrante de sucesso. (Foto: Divulgação)

O palestrante é um profissional que compartilha os seus conhecimentos sobre determinado assunto com uma plateia. Além de falar bem em público, ele precisa ter uma boa bagagem cultural e profissional para conseguir dar credibilidade ao seu discurso. Antes de ganhar a vida com palestra, é muito importante se destacar no mercado de trabalho.

Leia mais: Como ser palestrante – 06 dicas que vão te ajudar nessa Profissão

Como se tornar um palestrante de sucesso

Já imaginou se tornar um palestrante bem sucedido? Viajar o Brasil e o mundo compartilhando os seus conhecimentos com estudantes e profissionais da sua área? Então saiba que muitas pessoas estão conseguindo realizar esse sonho.

Roberto Shinyashiki, um dos maiores palestrantes do Brasil. (Foto: Divulgação)

O escritor Roberto Shinyashiki é um bom exemplo de palestrante de sucesso. Além de ser autor de vários livros, ele também é médico-psiquiatra e empresário. Seu trabalho como conferencista tem conquistado milhares de pessoas em todo país, que comparecem em peso nas palestras. Shinyashiki se especializou em temas motivacionais e de qualidade de vida.

Separamos algumas orientações de como se tornar um palestrante de sucesso. Veja:

Invista no currículo

O palestrante precisa aprimorar o seu currículo, ou seja, fazer uma boa faculdade, participar de programas de pós-graduação e cursos de especialização. As experiências profissionais em grades empresas também contam muito, assim como participação em eventos e ações empreendedoras.

Para ser um palestrante de sucesso é preciso estudar muito. (Foto: Divulgação)

Viva novas experiências

Um profissional que busca sempre novas experiências tem mais chances de se tornar um palestrante de sucesso. O seu repertório acaba sendo mais interessante, pois ele já se envolveu em grandes trabalhos, projetos e pesquisas. Em outras palavras, há muita história para usar de exemplo prático na apresentação.

Confira: Palestras gratuitas do Sebrae sobre negócios

Seja uma autoridade no assunto

Determine um tema para nortear a sua palestra e se transforme em uma autoridade nele. Você pode publicar livros e artigos científicos sobre o assunto para aumentar a credibilidade.

Exercite a fala

Exercitar a fala em público também é uma dica importante. (Foto: Divulgação)

Treinar a oratória é peça-chave para conseguir dar uma palestra.

Seja simpático

A simpatia é uma forma de conquistar o público e despertar empatia nas pessoas. Além de apresentar conceitos e números, procure conversar com os espectadores e pedir para que façam perguntas. Não se ache o dono da razão, pois há sempre novas oportunidades para aprender.

Pense em cada detalhe da apresentação

Cada detalhe da palestra merece atenção especial, como a montagem dos slides, o funcionamento do projetor e o tipo de microfone. Também vale a pena estudar maneiras de despertar o interesse do público e manter a atenção.

O título de palestrante de sucesso é consequência de um trabalho bem feito. Um bom profissional se torna reconhecido e muito requisitado em seu meio, inclusive por grandes empresas, que sempre organizam palestras para motivar ou treinar os seus colaboradores.

Veja também: Como montar palestras: 5 dicas para montar uma palestra motivante

Coloque em prática as dicas de como se tornar um palestrante de sucesso e encontre o seu espaço nesse mercado em crescimento.

Top