Como se Relacionar Com o Consumidor Online

Para quem está entrando do ramo do e-commerce, é preciso pensar em alguns detalhes. Apesar de tudo ser relacionado a comércio, as coisas não…

Para quem está entrando do ramo do e-commerce, é preciso pensar em alguns detalhes. Apesar de tudo ser relacionado a comércio, as coisas não acontecem como da forma tradicional. Embora seja um meio que garanta muitas facilidades, exposição e repercussão para o seu produto é preciso também ficar atento aos seus passos na rede. É que sendo um meio de muito alcance, é preciso tomar muito mais cuidado com a imagem de sua marca e seus negócios e tudo isso passa pelo mesmo fato: o cliente.

Como se relacionar com o consumidor online sempre foi um desafio para comerciantes e marcas comuns e o mesmo problema acontece nesse novo meio. Não é só porque os negócios não são fechados pessoalmente que você não deverá trata-lo com atenção. Pelo contrário: saiba que sua atenção precisa ser redobrada pois qualquer crítica negativa a respeito de seu produto ou sua forma de atendimento será notada e pode vir a conhecimento público da pior forma possível.

Exemplos disso não faltam. Ultimamente você pode ter percebido que as reclamações feitas em redes sociais estão deixando muitos donos de site de cabelo em pé. E nem mesmo as marcas mais tradicionais e conhecidas do mercado estão escapando disso. E claro, como se sabe, um deslize pode colocar em jogo a credibilidade que tanto demorou para construir.

Não quer passar por isso ou cometeu um deslize e quer reverter a situação? Então veja algumas dicas que podem te ajudar:

Tenha postura: A reclamação de um cliente representa duas possibilidades: uma oportunidade de reforçar a credibilidade de sua empresa ou algo que pode prejudicar os seus planos. Sendo assim decida a forma que vai encarar a situação, tendo em mente que os resultados disso serão resultados diretos de seus próprios atos.

Continuar Lendo  Curso de E-Commerce em SP

Lidar com críticas é fundamental: Assim como na vida pessoal, esse tipo de atitude servirá como um diferencial no mercado. Saiba que tudo e todos são passíveis de falhas e críticas, portanto saiba que essa capacidade poderá prevenir que situações semelhantes aconteçam mais tarde.

– Atenção redobrada: Esteja atento ao que falam sobre seu produto e seus serviços pela web. Isso pode orientá-lo sobre como lidar com seu consumidor e também orientar seus planos de negócios.

– Seja ágil: Interfira ao notar uma reclamação e se possível não demore. Mostre ao seu consumidor que você está interessado em solucionar o problema o mais rápido possível. Velocidade e interesse contam pontos na sua reputação.

– Não trate o problema em público: Procure discutir sobre as queixas de seu cliente em um ambiente privado. Isso evita que as coisas possam sair do controle.

– Atenda bem o seu cliente, principalmente os queixosos: Parece uma orientação trivial, mas resolver o problema de quem tem está reclamando é bom para os negócios. Trate-o bem e forneça soluções claras e diretas para a questão. Atendê-lo bem pode garantir que ele passe a ser divulgador de sua marca, falando especialmente da eficiência de seu serviço de atendimento ao consumidor.

Lembre-se: seu cliente é quem faz o seu negócio evoluir, portanto além da qualidade de seus produtos também é necessário estar atento às suas necessidades. Tratar bem os seus clientes em todos os momentos é uma das formas mais eficientes de construir a sua imagem e ter seu lugar nesse mercado tão competitivo, e a melhor maneira de conseguir isso é ter um bom relacionamento com o cliente online.

Continuar Lendo  Dicas para Montar Mala para Viagem

 

Top