Como se proteger do vírus da Zika

Como se proteger do vírus da Zika

Veja como se proteger do vírus da Zika. Nessa matéria, você vai conhecer algumas medidas preventivas que ajudam a manter o mosquito transmissor bem…

Por Isabella Moretti em 03/02/2016

Veja como se proteger do vírus da Zika. Nessa matéria, você vai conhecer algumas medidas preventivas que ajudam a manter o mosquito transmissor bem longe.

Como se proteger do vírus da Zika. (Foto Ilustrativa)

Como se proteger do vírus da Zika. (Foto Ilustrativa)

O Zika Vírus é uma infecção transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que também transmite dengue e febre Chikungunya. A doença nada mais é do que uma espécie de infecção, com sintomas amenos e que passam em poucos dias. No entanto, as mulheres grávidas devem tomar cuidado com a transmissão, pois o Zika Vírus está relacionado ao aumento de casos de bebês com microcefalia.

Leia mais: Repelentes para proteger gestantes do zika vírus

Como se proteger do vírus da Zika

Uma pessoa com Zika Vírus desenvolve sinais característicos, que são bem semelhantes aos sintomas da dengue. É comum apresentar dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náuseas, diarreia, dor abdominal, febre, dor nas articulações e erupções cutâneas, que surgem acompanhadas de intensa coceira.

O segredo para prevenir a infecção é evitar o contato com o mosquito Aedes aegypti. Selecionamos algumas dicas de como se proteger do vírus da Zika. Confira:

Não crie focos do mosquito em casa

A água acumulada em vasos, pneus, caixas d’água e garrafas são verdadeiros criadouros naturais para o Aedes aegypti. Para evitar a transmissão do Zika Vírus, é muito importante fazer uma limpeza no quintal e eliminar todos os focos.

Saiba mais: Dicas de prevenção contra Chikungunya e Zika

Use roupas compridas

Reforce a proteção contra o mosquito transmissor usando roupas compridas, como é o caso das blusas de manga longa e calças. Essas peças evitam o contato direto do mosquito com a pele.

Crie barreiras na própria casa

Passe citronela na casa para evitar o mosquito. (Foto Ilustrativa)

Passe citronela na casa para evitar o mosquito. (Foto Ilustrativa)

Algumas estratégias ajudam a manter o Aedes aegypti bem longe da sua casa. Você pode, por exemplo, vedar as janelas com telas e manter as portas fechadas. Também vale a pena borrifar inseticidas ou acender velas de citronela nos cômodos.

Use repelente

Para se proteger do mosquito, é muito importante passar repelente no corpo, especialmente nas áreas expostas. Faça a aplicação pelo menos três vezes ao dia, dando uma atenção especial aos braços e às pernas.

Mobilize a vizinhança

Você e todos os seus vizinhos devem estar mobilizados para prevenir a proliferação do mosquito. Portanto, organize uma reunião com as pessoas que moram nas casas ao lado e peça para que elas também adotem as medidas preventivas.

Mobilize a vizinhança. (Foto Ilustrativa)

Mobilize a vizinhança. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Entenda o que é microcefalia

Agora você já sabe como se proteger do vírus da Zika. Coloque essas dicas em prática e proteja o seu bebê de um diagnóstico de microcefalia. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top