Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

Você sabe Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego? Fique ciente que a entrevista é o fator mais importante e decisivo na hora do…

Você sabe Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego? Fique ciente que a entrevista é o fator mais importante e decisivo na hora do entrevistador decidir pela contratação ou não do entrevistado. O Entrevistador estará atento a todos os detalhes como: Roupa, comportamento, gírias, higiêne entre outros fatores. Existem algumas ‘regras básicas’ para que se possa sair bem em numa entrevista e aumentarem suas chances na hora de conquistar o seu emprego.

Como se Preparar para uma Entrevista de Emprego

Certo de que você será avaliado desde o primeiro contato com a secretária na sala de espera, caso tenha, você deverá estar preparado desde a hora de sair de casa, até o momento em que você está fora da empresa onde foi entrevistado. Para ajudar você nesse momento, selecionamos abaixo algumas perguntas que costumam ser feitas em entrevistas de emprego, confira:

1. Fale sobre você.
Esta é uma pergunta muito freqüente em uma entrevista de emprego, por isso, é muito importante que saiba dá uma resposta que valorize o seu perfil profissional, de forma segura e direta.

2. Quais são seus objetivos?
Procure ser específico em sua resposta, seus objetivos devem está relacionados com os objetivos da empresa.

3. O que o levou a enviar o seu currículo a esta empresa?
Quando se envia um currículo a uma empresa é fundamental que se busque informações sobre ela, como por exemplo, o que ela faz. Verifique o site institucional, faça pesquisas usando mecanismos de busca, leia revistas da especialidade e converse com pessoas que trabalham ou já trabalharam lá. Dessa maneira, você conseguirá responder a essa pergunta de maneira adequada falando sobre a atividade da empresa e a forma como o posicionamento desta a torna uma empresa de elevado interesse para qualquer profissional.

Continuar Lendo  Filme Transformers Rosie Huntington Vai Substituir Megan Fox

4. Qual foi à decisão mais difícil que tomou até hoje?
O objetivo desta questão, é que os candidatos sejam capazes de identificar uma situação em que tenham sido confrontados com um problema ou dúvida, mostrando-se capazes de solucionar o problema da melhor maneira possível, analisando as alternativas e conseqüências.

5. O que procura num emprego?
Esta questão poderá ser respondida de várias maneiras como, por exemplo: desenvolvimento profissional e pessoal, desafios, envolvimento, participação num projeto ou organização de sucesso, contribuição para o sucesso da sua empresa, etc.

6. Você é capaz de trabalhar sob pressão e com prazos definidos?
Dê uma resposta positiva, demonstrando segurança e capacidade para trabalhar com prazos definidos, se possível dê exemplos de situações vividas em trabalhos anteriores.

7. Dê-nos um motivo para o escolhermos em vez dos outros candidatos.
O que se espera é que o candidato saiba “vender” o seu produto. Isto é, deverá focar-se nas suas capacidades e valorizar o seu perfil como o mais adequado para aquela função e a forma como poderá trazer benefícios e lucros para a empresa.

8. O que você faz no seu tempo livre?
Procure ser sincero, mas, lembre-se que suas ocupações demonstram a sua capacidade de administrar o seu tempo e preocupações com o seu desenvolvimento pessoal e facilidade no relacionamento interpessoal.

9. Quais são as suas maiores qualidades?
Diga aquelas características relacionadas com um bom profissional: proatividade, empenho, responsabilidade, entusiasmo, criatividade, persistência, dedicação, iniciativa, e competência.

10. Quais são seus pontos negativos/defeitos?
A resposta não deverá ser muito negativa, pois serão reduzidas as chances para um profissional que diz ser desorganizado, desmotivado ou não é muito pontual. A resposta deverá partir daquilo que normalmente é considerado uma qualidade, mas agravando-a para que pareça um defeito. Por exemplo, exigente demais, perfeccionista, muito autocrítico, persistente demais, etc.

Continuar Lendo  Detector de mentiras em entrevista gera multa à empresa

11. Que avaliação faz da sua última (ou atual) experiência profissional?
Não reclame e nem fale mal da empresa e de seus respectivos colaboradores. Diga sempre alguma coisa positiva, ou o ambiente de trabalho ou o produto/serviço da empresa. Se começar a apontar defeitos ao seu emprego anterior fará com que o entrevistador ache que futuramente fará o mesmo com esta empresa na qual pretende trabalhar.

12. Até hoje, quais foram às experiências profissionais que lhe deram maior satisfação?
Independente de suas escolhas, justifique bem os motivos. Tente mencionar as mais recentes e que sejam mais adequadas aos seus objetivos profissionais.

Top