Como se preparar para primavera

Como se preparar para primavera

No dia 22 de setembro começa a primavera nos países do Hemisfério Sul. Esta estação, que se estende até o dia 21 de dezembro,…

Por Isabella Moretti em 22/09/2012

No dia 22 de setembro começa a primavera nos países do Hemisfério Sul. Esta estação, que se estende até o dia 21 de dezembro, é marcada pelo reflorescimento das plantas e árvores. O período também tem como característica o aumento das temperaturas e serve de estímulo para a reprodução dos animais.

A primavera inova as sensações das pessoas. (Foto:Divulgação)

A chegada da primavera

A primavera é considerada por muitos a estação mais querida do ano, pois ela é símbolo de renovação, amor e felicidade. Com o fim dos dias frios, as pessoas podem se sentir a vontade para usar roupas mais leves, fazer passeios ao ar livre e interagir com a natureza.

A chegada da estação das flores influencia em vários aspectos da vida. Quem incorpora a atmosfera primaveril normalmente inova a decoração da casa, o lado espiritual, o guarda-roupa, os cuidados com a saúde, as atividades de lazer e o cardápio diário.

Quando o inverno se aproxima, as pessoas normalmente se preparam para encarar o frio com mais conforto. No caso da primavera, não há grandes transtornos na preparação, pelo contrário, a estação chega como um alívio, pois acaba com o clima seco que predominou durante o mês de agosto.

Primavera: dicas para receber a estação

Veja algumas dicas para se preparar para a primavera:

Roupas e acessórios
Com o fim do inverno e início da primavera, as pessoas normalmente usam roupas mais leves, delicadas e suaves. As temperaturas aumentam na medida em que o verão se aproxima, mas é importante ter alguns agasalhos de meia-estação no guarda-roupa, pois a primavera tem alguns dias friozinhos.

Durante a estação das flores, vale a pena apostar em roupas e acessórios coloridos, afinal, um visual mais divertido ou romântico é capaz de absorver a magia da primavera. Para esta temporada da moda, as estampas florais e animal print são algumas das tendências.

O Jardim Botânico de Curitiba fica lindo na primavera. (Foto:Divulgação)

Lazer
A primavera oferece muitas opções de lazer, principalmente para quem aprecia o contato com a natureza. Para aproveitar ao máximo a estação, é recomendado praticar algum esporte ao ar livre, além de visitar o jardim botânico, o zoológico ou qualquer área com natureza preservada. No caso de um passeio em família, também dá para apostar em um delicioso piquinique.

A primavera terá alguns dias chuvosos, que combinam com uma sessão de cinema em casa com os amigos.

Saúde
Embora a primavera seja tudo de bom, ela muda a natureza e isto costuma ter efeito sob a saúde das pessoas. A época do ano é marcada pela maior concentração de pólen no ar, por isso as crises alérgicas podem se tornar mais frequentes. As alergias oculares se manifestam com mais frequência nesta época do ano, causando vermelhidão e inchaço nos olhos.

Saiba mais: Conheça as doenças comuns na primavera

Por conta da elevação da temperatura, os casos de catapora também se tornam mais frequentes.

Prato preparado com flores comestíveis. (Foto:Divulgação)

Alimentação
Além de combinar com pratos leves e saudáveis, a primavera também pede iguarias mais elaboradas, como é o caso das delícias preparadas com flores comestíveis. Entre as espécies que são mais usadas nas receitas, vale ressaltar as rosas, as begônias, as calêndulas, os amores-perfeitos e os crisântemos.

Decoração
A decoração da casa para a primavera pode ser mais colorida, viva e refrescante. Para deixar os ambientes com clima primaveril, vale a pena apostar em arranjos de flores na ornamentação.

Veja também: As cores da primavera na decoração

Top