Como se preparar para o vestibular de inverno

Estudar é o caminho para quem quer conquistar uma vaga na universidade. Mas nem sempre a oportunidade aparece nos tradicionais vestibulares realizados nos meses…

Leia livros e fique antenado com as notícias do Brasil e do Mundo (Foto: Divulgação)

Estudar é o caminho para quem quer conquistar uma vaga na universidade. Mas nem sempre a oportunidade aparece nos tradicionais vestibulares realizados nos meses de novembro, dezembro e janeiro. Por isso, os tradicionais processos seletivos de inverno, que ocorrem no meio do ano, são muito procurados pelos estudantes de todo o Brasil.

O sistema utilizado por muitas universidades faz com que os futuros alunos tenham duas oportunidades de ingressarem no ensino superior, no entanto, os vestibulares de verão oferecem mais opções de cursos e mais vagas para os estudantes. Já o vestibular de inverno é adotado com maior frequência por instituições privada, e as oportunidade de ingresso é menor, já que menos colocações são disponibilizadas, assim como as áreas disponíveis.

Crie uma rotina de estudos e a siga rigorosamente (Foto: Divulgação)

A preparação para os processos de seleção de inverno deve ser a continuidade dos estudos destinados as seleções organizadas no verão. Se você já estava seguindo uma rotina de estudos, com carga horária pré-determinada, assim como as disciplinas, continue nesse ritmo, para não perder tempo. Agora, se a sua realidade passa longe dos livros é melhor traçar um cronograma e organizar sua agenda para conseguir estudar como se deve.

Além dos conteúdos teóricos se aplique na redação. O grande problema da maior parte dos candidatos é focar somente nas matérias que caem nas provas objetivas. Dessa forma a redação passa a ser um diferencial. Ter uma boa escrita e uma ortografia e gramática é necessário, mas não bastar dominar a técnica se errar na construção do texto. Os grandes vestibulares do País trabalham com as opções de narração, dissertação e carta, por isso foque nesses três estilos para estar mais perto da são sonhada vaga de graduação.

No dia do vestibular mantenha a calma (Foto: Divulgação)

Mesmos para as questões objetivas a leitura e interpretação de texto é fundamental. Se você almeja uma vaga no ensino superior ler jornal, ver notícias na internet e assistir telejornais é o mínimo que deve fazer. A leitura dos livros clássicos da literatura deve fazer parte da rotina de estudos. Muitos alunos leem resenhas ou resumos no lugar das obras, mas isso atribue um risco grande, já que você corre o risco de ficar preso a uma interpretação irreal da história.

Leia Também:  Matrícula BA 2016 fundamental, médio e Proeja

Depois de ler, resolver exercícios e verificar provas de anos anteriores do vestibular que pretende prestar é hora de se preparar para o dia da seleção. Não adianta se desesperar e passar noites sem dormir estudando. O que tinha que ser feito já foi, por isso, no dia anterior a avaliação durma bem, se alimente corretamente e tente manter a calma. Na hora de fazer a prova leia as questões devagar, com concentração e resolva as mais fáceis primeiro. Se agindo assim o resultado não fora a aprovação continue tentando e seguindo a rotina de estudos.

Top