Como se preparar para o vestibular 2016

Como se preparar para o vestibular 2016 é uma dúvida de muitos estudantes. São diversas provas e conteúdos diferentes, concentração é essencial, mas a…

Como se preparar para o vestibular 2016 é uma dúvida de muitos estudantes. São diversas provas e conteúdos diferentes, concentração é essencial, mas a ansiedade pode atrapalhar o foco e diminuir a produtividade durante as longas horas de estudo.

Como se preparar para o vestibular 2016. (Foto Ilustrativa)

Para conquistar uma vaga em uma das melhores universidades do Brasil ou em cursos muito concorridos, o vestibulando precisa aproveitar cada minuto de estudo. Para turbinar o rendimento, algumas dicas de como se preparar para o vestibular devem ser incorporadas na rotina de estudos.

Leia também: Vestibular UFSC 2016 inscrições abertas

Como se preparar para o vestibular 2016

Confira a seguir dicas que contribuem muito com a preparação para o vestibular:

Estude em grupo

Estudar em grupo é uma ótima maneira de aumentar o aprendizado. Organize grupos com os colegas de sala ou cursinho e faça reuniões para revisar tudo que estudaram durante a semana.

Além da troca de conhecimento, estudar em grupo é uma oportunidade de esclarecer dúvidas com os colegas e também de ajudar outros vestibulandos. Lembre-se que ensinar um concorrente pode ser vantajoso, o ato auxilia na memorização de conteúdos.

Estudar em grupo é uma boa alternativa. (Foto Ilustrativa)

Saiba onde fazer Cursinho pré-vestibular gratuito

Tenha um objetivo em mente

O vestibulando precisa ter foco! Antes de iniciar a maratona de estudos é importante definir um objetivo, a universidade que pretende estudar, qual curso deseja fazer e qual área profissional mais desperta interesse.

O cérebro não se encarrega de guardar memória inútil, portanto, não adianta estudar horas por dia se não existe uma meta, não haverá memorização.

Leia Também:  Aulas gratuitas para vestibulandos 2013

Estudo na quantidade e na hora certa!

O horário mais produtivo e a quantidade certa para estudar são determinados pelo relógio biológico de cada um. É necessário testar o seu cérebro antes de decidir em qual período do dia se preparar para o vestibular.

Estabeleça metas na hora de estudar. (Foto Ilustrativa)

Para descobrir, estude cada dia em um período diferente, faça anotações e depois identifique em qual dia o aprendizado foi maior. Aqueles que têm pouco tempo disponível diariamente, devem seguir o mesmo horário de estudo todos os dias até que o cérebro se acostume.

Pratique

A leitura é muito importante durante os estudos, mas é preciso exercitar a memória com a prática de exercícios, seja em disciplinas mais teóricas como História e Língua Portuguesa ou em matérias pertencentes a área de exatas.

Treinar é a principal dica de como se preparar para o vestibular 2016, a resolução de questões ou provas anteriores contribui com a memorização de conteúdos, ajuda o aluno a ter noção de tempo e percepção das suas maiores dificuldades.

Não fique com dúvidas

Não deixe as dúvidas se acumularem. (Foto Ilustrativa)

Tão importante quanto reconhecer, é esclarecer dúvidas. Recorra aos professores para eliminar qualquer incerteza, os colegas de classe também podem ajudar. Se a dúvida persistir, assista videoaulas ou busque informações em livros e apostilas.

Veja também: Aulas de matemática grátis online

Agora que você já sabe como se preparar para o vestibular 2016, mantenha o seu objetivo em mente e se esforce nos estudos para conquistar a tão sonhada vaga na universidade!

 

Top