Como se manter motivado em seu trabalho antigo

Ficar muitos anos no mesmo emprego é ótimo por vários motivos, mas também pode trazer aquele desânimo ocasionado pela rotina. Todo dia é a…

Fuja da rotina e aprenda coisas novas todos os dias (Foto: Divulgação)

Ficar muitos anos no mesmo emprego é ótimo por vários motivos, mas também pode trazer aquele desânimo ocasionado pela rotina. Todo dia é a mesma história: pegar trânsito até o local de trabalho, ter as mesmas tarefas, com os mesmos problemas rotineiros, depois ir para casa esperar o dia seguinte. Para manter a motivação mesmo depois de anos na mesma companhia separamos algumas dicas.

1 – Aprenda coisas diferentes

Passar 20 anos na mesma empresa exercendo a mesma função, não significa que você é o melhor subordinado do mundo. Bom mesmo é ter uma promoção por ano até conquistar o cargo máximo da organização, e mesmo assim, quando chegar nesse patamar continuar crescendo e aprendendo mais. Saia da sua zona de conforto e busque novas experiências. Se sua função for tirar cópia, o faça rigorosamente bem, mesmo que os outros achem que isso é insignificante, mas não se limite a fazer isso a vida toda. Peça para o seu colega lhe ensinar arquivar documentos, depois almeje um cargo administrativo, aí passe a sênior e assim em diante. A desmotivação não alcança quem sempre está a sua frente.

2 – Não sofra por antecipação

Se você é daqueles que começa a se lamentar assim que a música de abertura do Fantástico começa a tocar, pois se lembra que no dia seguinte será segunda-feira, então mude sua postura. Isso só lhe deixa mais irritado e estressado, ou seja, quando acordar pela manhã já vai estar mal humorado, sem a menor paciência para pensar no que realmente importa e deixará de aproveitar as boas oportunidades por falta de disposição. O fim de semana é o seu momento de descanso, portanto aproveite até o último segundo, pense em coisas boas e positivas.

Seja sincero com você e veja se o problema é a empresa, ou sua postura (Foto: Divulgação)

3 – Aproveite o horário de almoço

Leia Também:  Como acordar uma pessoa desmaiada

Você tem direito de uma hora de almoço, certo? Então porque sempre volta ao trabalho antes desse período? Mesmo que a empresa pague hora extra não deixe de fazer o seu horário de pausa. Sente-se com os colegas e converse sobre assuntos que nada tem a ver com suas funções na companhia. Coma de vagar e use o tempo que restar para ler um livro, escutar música, acessar sites que não pode ver durante o expediente (com bom senso) ou até resolva questões pessoais. Ficar burlando o seu horário de almoço só gera uma sobrecarga desnecessária, além de tornar seu dia mais estressante.

Para se manter motivado em seu trabalho antigo é preciso estar, acima de tudo, feliz. Faça uma avaliação franca consigo mesmo. Veja se os motivos da sua insatisfação é a rotina, o cargo, a empresa, os colegas de trabalho ou sua postura. Se a sua insatisfação tiver a ver com o ambiente, cargo ou função converse com o seu gestor, busque um remanejamento ou uma promoção, se não for possível procure outro emprego, certamente você vai encontrar uma colocação que lhe agrade. Não tenha medo de arriscar, pois a felicidade pode estar em outro local de trabalho.

Top