Como se livrar do vício em celular

Ficar longe desses aparelhos pelo menos uma hora é muito difícil, os celulares já fazem parte da sua rotina. Você já planeja sua agenda…

Por Editorial MDT em 16/12/2012

Ficar longe desses aparelhos pelo menos uma hora é muito difícil, os celulares já fazem parte da sua rotina. Você já planeja sua agenda pensando em como eles podem auxiliar na economia de tempo e também no desenvolvimento de duas tarefas ao mesmo tempo. Porém, muitas pessoas acabam viciadas nas funções que os celulares proporcionam, inclusive nos jogos e aplicativos. Pensando nisso, selecionamos dicas de como se livrar do vício em celular. Confira.

O vício em celular é um problema muito sério que deve ser tratado. (Foto: divulgação)

Vício em celular

Se você é daquelas pessoas não consegue ficar longe do celular por nenhum minuto e está sempre mexendo ou falando no mesmo onde estiver, é possível que você esteja sofrendo nomofobia. Esse termo foi criado na Inglaterra para descrever pessoas compulsivas pelo uso de celulares. A palavra tem origem da abreviação “no mobile phobia”, que significa o medo de ficar sem celular.

Segundo pesquisas da empresa SecurEnyoy, aproximadamente 76% dos jovens britânicos entre 18 e 24 anos sofrem desse mal. Alguns chegam a usar dois ou mais aparelhos para garantir que sempre ficaram online. Segundo especialistas, a chegada dos smartphones e dos planos ilimitados colaboraram para que o problema se expandisse em todo o mundo.

Não tenha medo de desligar o celular. (Foto: divulgação)

Veja também dicas para controlar o vício de fumar 

Dicas de como se livrar do vício em celulares

1. Desabilite as notificações: além de incomodarem, as notificações desviam seu foco de atenção e também de quem está perto de você, por conta dos barulhinhos e vibrações do aparelho. Defina horários para responder as mensagens e manusear outras funções no celular;

2. Compre um despertador: uma boa dica para se livrar do vício em celular é comprar um despertador e deixá-lo desligado durante a noite. Essa prática ainda pode ajudá-lo a ter uma noite de sono mais eficiente e sem incômodos;

3. Use somente nos intervalos: deixe para mexer no celular somente nos intervalos do trabalho ou estudos. O momento em que você estiver comendo é melhor desligar o celular para que não atrapalhe o saborear dos alimentos;

4. Desligue o celular: não deixe que o celular o torne prisioneiro, o ideal é desligá-lo durante a noite ou durante as viagens. A maioria dos problemas pode esperar pelo dia seguinte. Portanto, não tenha medo de desligar o celular;

5. Dê atenção para quem está perto de você: muitas pessoas ficam o tempo todo mexendo no celular que se esquecem das pessoas que estão por perto.  Olhe para sua volta, converse com os amigos, familiares e com seu companheiro, dê atenção merecida a eles. Essa é uma excelente forma de se livrar do vício.

É preciso dar pausas para fazer outras atividades, sem o celular. (Foto: divulgação)

Veja também vício em trabalho, como lidar 

O vício pelo celular é um problema muito comum entre as pessoas, porém nem sempre é fácil de ser detectado, afinal ficar constantemente ligado ao celular parece uma atitude normal. Porém, esse problema pode prejudicar o desempenho das pessoas no trabalho, estudos e até no convívio familiar. É preciso saber reconhecer quando essa prática está sendo prejudicial na sua vida. Caso não consiga se livrar do vício sozinho, é preciso procurar ajudar de um psicólogo.

 

Top