Como se Livrar de Fraudes com Cheques Como se Livrar de Fraudes com Cheques

Como se Livrar de Fraudes com Cheques

Houve um crescimento no número de fraudes com cheques. Por isso, é importante ter cuidado e atenção ao usar cheques para não ser vítima…

Por Redacao em 19/08/2008

Houve um crescimento no número de fraudes com cheques. Por isso, é importante ter cuidado e atenção ao usar cheques para não ser vítima de fraudes e enfrentar transtornos e prejuízos financeiros.

No entanto, as fraudes envolvendo cheque são consideradas pequenas em relação a outras formas de pagamento. Porém, não é bom facilitar.

Veja logo abaixo algumas dicas de como se livrar das fraudes com cheques:

Faça sempre cheques nominais e cruzados e nunca permita que outros preencham as folhas.

Não deixe espaços em branco entre os números ou palavras e escreva no verso do cheque uma declaração de sua finalidade e o endosso do emitente.

Deixe os talões de cheques em lugar seguro e coloque poucas folhas na carteira. E jamais deixe cheques assinados em branco, soltos ou no talão.

Se seus talões forem enviados pelo correio, confira se o envelope não foi violado ou se os dados e quantidade de folhas estão certos. Se houver algum problema, entre em contato com o banco rapidamente.

Fique atento ao pagar contas de pequeno valor com cheques (principalmente a estranhos ou estabelecimentos que não são conhecidos) e verifique os dados do canhoto com seu extrato bancário, para confirmar se a compensação foi feita corretamente.

Para o lojista:

Peça o cartão do banco e o documento de identificação do dono do cheque e compare a assinatura e a foto. Assim a possibilidade de ser enganado é menor.

Não receba cheques de terceiros, com valor diferente da compra ou já preenchidos, também não aceite cheques rasurados ou com manchas.

Top