Como se Livrar de Fraudes com Cheques

PUBLICIDADE

Houve um crescimento no número de fraudes com cheques. Por isso, é importante ter cuidado e atenção ao usar cheques para não ser vítima de fraudes e enfrentar transtornos e prejuízos financeiros.

No entanto, as fraudes envolvendo cheque são consideradas pequenas em relação a outras formas de pagamento. Porém, não é bom facilitar.

Veja logo abaixo algumas dicas de como se livrar das fraudes com cheques:

PUBLICIDADE

Faça sempre cheques nominais e cruzados e nunca permita que outros preencham as folhas.

Não deixe espaços em branco entre os números ou palavras e escreva no verso do cheque uma declaração de sua finalidade e o endosso do emitente.

Deixe os talões de cheques em lugar seguro e coloque poucas folhas na carteira. E jamais deixe cheques assinados em branco, soltos ou no talão.

Se seus talões forem enviados pelo correio, confira se o envelope não foi violado ou se os dados e quantidade de folhas estão certos. Se houver algum problema, entre em contato com o banco rapidamente.

Fique atento ao pagar contas de pequeno valor com cheques (principalmente a estranhos ou estabelecimentos que não são conhecidos) e verifique os dados do canhoto com seu extrato bancário, para confirmar se a compensação foi feita corretamente.

Para o lojista:

PUBLICIDADE

Peça o cartão do banco e o documento de identificação do dono do cheque e compare a assinatura e a foto. Assim a possibilidade de ser enganado é menor.

Não receba cheques de terceiros, com valor diferente da compra ou já preenchidos, também não aceite cheques rasurados ou com manchas.

Leia também:

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.