Como se destacar em um programa de trainees

Conquistar uma vaga de trainee faz parte dos sonhos de muitos recém formados, no entanto, depois de ser aprovado no processo de seleção o…

Por Élida Santos em 16/04/2012

Entre tantos profissionais competentes, se destacar é fundamental (Foto: Divulgação)

Conquistar uma vaga de trainee faz parte dos sonhos de muitos recém formados, no entanto, depois de ser aprovado no processo de seleção o trainee se depara com outros talentos. A partir desse momento, o currículo não garantirá sua posição no mercado. Para se destacar o jovem tem que colocar todo o seu potencial em prática ao longo de todo o treinamento.

Agir como um líder em desenvolvimento, observando, identificando, gerindo e se impondo no momento correto, ajuda na hora de consolidar o seu espaço no mercado de trabalho. O trainee não pode perder a humildade, por melhor que ele esteja se saindo na função. Todos os dias algo de novo será aprendido e esse montante de informação deve ser filtrado e utilizado no momento adequado.

Ser proativo é fundamental (Foto:Divulgação)

O trainee que se destaca nas empresas é aquele que consegue lidar da melhor maneira com as adversidades. Agora, o jovem profissional que tem um desempenho excepcional é aquele que não fica a mercê da atenção do gestor de sua área, mas busca outras formas de pedir ajuda quando necessário, assim como de desenvolver o seu trabalho de forma magistral. Ser proativo é essencial para quem quer ser o melhor entre os melhores.

Saber trabalhar em equipe ajuda a se destacar (Foto: Divulgação)

Cada companhia possui uma cultura organizacional e é essencial estar de acordo com a filosofia de trabalho da empresa. Ter espírito empreendedor, agindo como o dono do negócio é algo que muitas organizações buscam nos jovens talentos. Outro ponto que diferencia uma pessoa de destaque de um colaborador comum é a maneira como se relaciona com os colegas de trabalho. Não tem como escolher com quem trabalhar e isso inclui o seu gestor. A maneira como o trainee se adéqua ao ambiente e a forma como se relaciona com os outros colegas de trabalho fazem com que ele cative as pessoas e conquiste o seu espaço.

Como trabalhar em equipe é importante, o jovem profissional deve procurar tirar o que cada pessoa tem de melhor e usar a favor do desenvolvimento coletivo. Se sempre buscar olhar para as pessoas por esse ângulo, irá conseguir se transformar em um gestor de sucesso em um futuro próximo, que é o esperado pelas companhias nesse tipo de treinamento.

Top