Como se comportar em um almoço de negócios

Quer fechar um acordo? Uma venda? Uma parceria? Então nada melhor do que um almoço de negócios. Eventos simples como esses podem ser a…

Quer fechar um acordo? Uma venda? Uma parceria? Então nada melhor do que um almoço de negócios. Eventos simples como esses podem ser a solução para uma conversa mais descontraída e ao mesmo tempo extremamente profissional. Normalmente você precisa convencer a outra parte de duas ideias e metas. Por esse motivo é preciso ter jogo de cintura, boa aparência e um comportamento exemplar.

Mas, afinal, como se comportar em um almoço de negócios? O comportamento deve ser exemplar e o mais discreto possível. É preciso entender com quem você está lidando. Dependendo da personalidade do seu convidado, você pode ser mais descontraído ou mais reservado. Uma escolha errada pode fazer tudo ir por água abaixo. Examine ao máximo os seus companheiros de almoço e molde seu comportamento em cima disso.

Comportamento para almoço de negócios

Por mais informal que pareça, um almoço de negócios tem suas regras de etiqueta. É mais uma tarefa de trabalho, então acima de tudo é preciso ter bom senso, então, nada de consumir bebida alcoólica. Por menor que seja a quantidade, isso pode afetar sua dicção, reflexo e pode passar uma má impressão.

Escolha o lugar certo. O restaurante escolhido deve combinar com o assunto da reunião, ou seja, se for uma compra de uma lancha, por que não algo mais praieiro? Isso mesmo! Parece uma opção estranha, mas pode dar certo. Para acordos mais formais, como algo empresarial, um restaurante mais fino é sempre a melhor opção.

A roupa para almoço de negócios também é importante. Mantenha a roupa que você usa pra trabalhar, algo mais social ou mais formal. Evite roupas largas e descontraídas demais. No máximo opte pelo esporte fino. Essa dica vale tanto para homens quanto para mulheres.

Continuar Lendo  Serra Gaúcha: atrações turísticas, onde ir

Evite ao máximo qualquer tipo de atraso, principalmente se o assunto da reunião interessar mais para você. Seja pontual, se possível chegue até um pouco antes, esteja no local quando a outra parte chegar. Isso marca responsabilidade e compromisso.

Fale na hora certa. Não entre no assunto principal assim que sentarem à mesa. Deixe que flua naturalmente e tenha cautela com as palavras. Evite assuntos pessoais e temas polêmicos, como religião e futebol.

Cuidado na hora da escolha do prato. Não escolha algo muito difícil de comer, com ossos, escamas e coisas que você precisa lidar com atenção. Focar mais no modo de comer do que no assunto tratado pode atrapalhar toda a reunião.

Último e não menos importante detalhe: Se você for o anfitrião, não se esqueça de pagar a conta. Isso faz uma média e tanto com os participantes do almoço.

 

 

Top