Como se comportar após a demissão?

O medo de ser demitido do trabalho é um fantasma que ronda muitas pessoas. O momento da demissão implica em pensar no que fazer…

O medo de ser demitido do trabalho é um fantasma que ronda muitas pessoas. O momento da demissão implica em pensar no que fazer depois dela.

Estamos em um mundo em que conquistar uma oportunidade de emprego é fácil para alguns candidatos; os bem preparados. Já outros detestam essa hora de procura de vagas, pois passar por processos seletivos, treinamentos e entrevistas e uma nova adaptação geram um desgaste.

Para complicar ainda mais o mercado de trabalho vem se tornando continuamente mais exigente. A procura por profissionais qualificados, preparados e aptos para desenvolver um bom trabalho dentro das empresas estão aumentando. Lembrando que o número de vagas disponíveis é inferior em relação ao número de candidatos.

 

Mas o que fazer no momento da demissão?

Esse é um momento delicado, sendo preciso ter tranquilidade para poder lidar com a situação. Afinal de contas, dificilmente uma pessoa ficará a vida toda trabalhando na mesma empresa. Com o passar do tempo e o desenvolvimento dos mercados as organizações precisam acompanhar essa evolução, com isso são constituídas novas normas, cultura, adaptações e regras e nem sempre todos os funcionários acompanham esse desenvolvimento, gerando assim desligamento das pessoas. Portanto, nessas situações,  chega à hora de procurar novas oportunidades de emprego.

Se a demissão ocorrer devido aos motivos relacionado acima, é fácil o profissional conseguir da antiga empresa uma carta de recomendação para buscar outras oportunidades. Uma carta de recomendação é visto pelas empresas que estão oferecendo vagas como um forte diferencial.

Alem disso, no tempo em que estiver em casa, procurar pensar no que você pode melhorar para se tornar um forte candidato, aprimorar-se, fazer uma reciclagem, estar sempre atualizado e em constante desenvolvimento é a melhor dica. Pois organizações desejam ter em seu quadro de funcionários profissionais que possam se adaptar e ser flexível a qualquer situação.

Leia Também:  Vagas de Empregos em Portugal 2010-2011

Entregar currículos em empresas relacionadas com a área de sua atuação e em agências de emprego é o caminho mais fácil e rápido para arrumar novas oportunidades. Uma dica importante, mesmo magoado com a demissão não fale mal do antigo emprego em entrevistas e nem de antigos chefes. Isso “pega mal”, pois se você difama o antigo, poderá fazer isso com o novo também, além de ser anti-ético.

 

Top