Como se comportar ao sair da empresa

Você cumpre suas funções, mas o seu chefe está sempre insatisfeito com os seus serviços, aponta defeitos em tudo… De nada adianta brigar com ele ou ficar mau humorado… A melhor atitude é buscar uma recolocação ou pedir uma conversa, em particular, com ele […]

Conquistar uma vaga no mercado de trabalho é algo fácil para muitos candidatos. Outros detestam este momento visto que sair a procura de oportunidades, passar por entrevistas, treinamentos e novas adaptações acabam gerando todo um desconforto ou até mesmo um desgaste. Para completar ainda mais a situação, temos as inúmeras exigências do mercado que tem se tornado cada vez mais acentuadas, visto que, na maioria das vezes há pouca oferta e muita demanda, ou seja, a empresa tem um quantitativo de vagas bem inferior em relação ao número de candidatos.

Para este artigo, não iremos abordar o tema contratação, mas sim um assunto que deixa muita gente apavorada, sabe qual é? O momento da demissão. Este sim é um tédio não é mesmo? No entanto, é preciso saber lidar com isso. Afinal de contas, quem trabalhará eternamente em uma organização? Ninguém. Uma empresa é constituída de normas, pessoas, cultura e, para tentar se adaptar a novas mudanças do mercado, ela tenta inserir novas regras para os seus colaboradores. Neste dado momento, quem sabe você não consiga acompanhar as novas mudanças. Sendo assim, é hora de procurar novas oportunidades de emprego.

Outro ponto que será alvo de comentário neste texto é a incompatibilidade de personalidade entre você e seu chefe. Neste caso, você cumpre suas funções, mas o seu chefe está sempre insatisfeito com os seus serviços, aponta defeitos em tudo, não o convoca para participar de eventos externos e nem reuniões. E mais: Agora imagine se você possui cargo de supervisão, coordenação. A postura do seu superior é desconsiderar seus argumentos e até tirar a sua autoridade perante o quadro de subordinados…

Continuar Lendo  Conheça os sinais que indicam uma demissão

E agora, o que fazer? Esta é a pergunta feita pela maioria das pessoas visto que é algo difícil de lidar. De nada adianta brigar com o chefe, ficar mau humorado ou chateado. A melhor atitude é buscar uma recolocação no mercado. Outra resposta sábia seria pedir uma conversa, em particular, com o seu chefe. Lembre-se: Enfrente o problema! Seja sábio, caso contrário você se tornará uma pessoa triste, de baixa estima e com raiva do mundo inteiro. Isso é horrível e poderá deixar uma péssima imagem de sua pessoa.

O que falar durante a conversa com o seu chefe? Este é um momento que você precisa ter muito equilíbrio, pois imagine você tentar um diálogo com uma pessoa que por motivos pessoais está querendo prejudicá-lo! Neste caso, fale para ele que a situação está desconfortável para ambos e que gostaria de saber o que pode ser feito para melhorar a relação dos dois. Agora, se o diálogo não for muito favorável, só restará 2 alternativas: Ou você espera sua dispensa da empresa ou pede demissão. Orientamos você ter um pouco mais de paciência para ser dispensado. Caso contrário, pedir demissão poderá ser algo perigoso, pois sujará o seu currículo perante outras organizações.

Após a demissão, outra atitude sábia é evitar conversas pelos corredores com os colegas de trabalho. A orientação é você não entrar em detalhes com ninguém sobre os motivos de sua saída da empresa. Reserve comentários para quem é seu verdadeiro amigo, pois poderá lhe entender melhor. No
entanto, este diálogo deverá ser fora do espaço da empresa visto que você já não faz parte da organização.

Portanto, é preciso ter maturidade profissional até no momento da demissão. Mantenha o equilíbrio e mesmo que esteja chateado reflita o quanto foram válidas e enriquecedoras às experiências adquiridas no decorrer dos anos. Feito isto, saia de cabeça erguida, descanse uns dias e parta para
novas conquistas! Lembre-se: Valorize você mesmo! Se a atual organização não deu a devida importância a seu trabalho, você tem condições de mostrar todo seu potencial em outras organizações.

Continuar Lendo  Vagas Trainee Bosch 2011, Programa de Trainee na Bosch

 

 

 

 

 

 

 

Top