Como saber se você é sedentário

Como saber se você é o sedentário? O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente. A falta de atividade física não está ligada…

Por Redacao em 18/12/2014

Como saber se você é o sedentário? O sedentarismo pode ser definido como falta de atividade física suficiente. A falta de atividade física não está ligada a não praticar esportes. Pessoas com atividades físicas regulares, como limpar a casa, caminhar para o trabalho, realizar funções profissionais que requerem esforço físico, não são classificados como sedentários. O sedentarismo acontece quando a pessoa gasta poucas calorias diárias com atividades físicas.O sedentarismo é um dos fatores de risco intimamente relacionados com o aparecimento de doenças como a hipertensão, doenças respiratórias crônicas e distúrbios cardíacos.

Como saber se você é sedentário - Muitas vezes a rotina cansativa do trabalho faz com que nosso tempo vago seja apenas para descansar (Foto: Divulgação)

Como saber se você é sedentário

Pesquisas mostram que, o risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta uma vez e meia nas pessoas que não têm uma vida ativa. Mas como saber se você é sedentário? Confira abaixo um teste:

O sedentarismo trás males como dor nas costas ao fazer qualquer movimento diferente (Foto: Divulgação)

1.No dia seguinte a um maior esforço físico você acorda todo dolorido?
sim ( )não( )

2.Você acha difícil curvar-se, virar-se ou fazer uma rotação de tronco?
sim ( )não( )

3.Você se sente frequentemente cansado mesmo sem ter feito nenhum exercício especial? sim ( )não( )

4.Tem dificuldades em conciliar o sono mesmo quando está muito cansado?
sim ( )não( )

5. Quando você corre pequenas distâncias ou sobe escadas fica sem fôlego Você está com seu peso acima do ideal? sim ( )não( )

6.Você se sente às vezes deprimido sem motivos? sim ( )não( )

Se você respondeu sim para qualquer uma das perguntas acima, procure praticar uma atividade física que lhe proporcione prazer. Movimente-se, pois as pessoas que sofrem de cansaço generalizado, sem causas médicas, se beneficiam com “mais” exercícios que com “mais ” descanso.

Benefícios de largar o sedentarismo

A dica é escolher uma atividade física que você goste (Foto: Divulgação)

Deixar de ser sedentário só trás benefícios, por que evita uma série de doenças:

  •  Reduz o risco de morrer prematuramente.
  •  Reduz o risco de morrer de doença cardiovascular.
  •  Diminui o risco de desenvolver diabetes.
  •  Reduz o risco de desenvolver pressão alta.
  •  Ajuda a diminuir a pressão sanguínea em pessoas que já têm pressão alta.
  •  Reduz o risco de desenvolver câncer de colón.
  •  Diminui os sentimentos de ansiedade e depressão.
  •  Ajuda a controlar o peso corporal.
  • Ajuda a manter ossos, músculos e articulações saudáveis.
  • Ajuda idosos a ficarem mais fortes e mais capazes de mover sem cair.
  • Promove o bem-estar psicológico.

Dicas para evitar o sedentarismo

Existem diversas maneiras de evitar o sedentarismo e agora que você ja fez o teste Como saber se você é sedentário, vale a pena seguir as recomendações para mudar esta realidade:
Pais – O pais devem ajudar seus filhos a manterem um estilo de vida fisicamente ativo ao encorajar e dar oportunidades para atividades físicas.
Adolescentes – Atividade física regular pode melhorar a força, construir músculos e diminuir a gordura corporal. Além disso, atividade física regular pode construir ossos mais fortes para toda a vida.

Esportes são ótimos incentivos para crianças e adolescentes ficarem longe do sedentarismo (Foto: Divulgação)

Idosos – Ninguém é tão velho que não possa aproveitar os benefícios da atividade física regular. Exercícios de fortalecimento muscular podem reduzir o risco de quedas e fraturas de ossos, além de melhorar a capacidade de viver mais independentemente.

Pessoas em dieta – Atividade física regular queima calorias e preserva a massa muscular, sendo um componente chave em qualquer esforço para emagrecer ou controlar o peso.

Pessoas com pressão alta – Atividade física regular ajuda a baixar a pressão sanguínea.

Pessoas com ansiedade, depressão ou mau-humor -Atividade física regular ajuda a melhorar o humor, ajuda a aliviar a depressão e melhorar a sensação de bem-estar.

Top