Como saber se uma dieta é saudável

Como saber se uma dieta é saudável

É cada vez maior o número de dietas que prometem resultados milagrosos em um curto espaço de tempo. Ao aderir alguns tipos de sugestões…

Por Editorial MDT em 17/09/2013

É cada vez maior o número de dietas que prometem resultados milagrosos em um curto espaço de tempo. Ao aderir alguns tipos de sugestões de cardápios as pessoas podem estar colocando a saúde em risco e nem se dar conta do perigo que correm. Saiba mais sobre o assunto e confira algumas dicas de como saber se uma dieta é saudável.

Uma dieta saudável é capaz de fazer perder peso permanentemente. (Foto: divulgação)

Como identificar uma dieta perigosa

Algumas dietas podem ser bastante tentadoras, e não é difícil encontrar pessoas que contam experiências próprias de como perderam todos os quilos que desejavam de maneira fácil e rápida. Entretanto, é muito importante lembrar que as dietas são cercadas de mitos e verdades, que muitas vezes podem confundir algumas pessoas e causar problemas de saúde, além do fato de que obter os resultados desejados é algo bastante diferente de perder peso de maneira saudável.

Na maioria das vezes o resultado desejado, quando obtido sem se preocupar com a saúde do indivíduo, acaba sendo temporário, resultando em frustração e num interminável efeito-sanfona.

A maioria das dietas que prometem resultados milagrosos funciona restringindo o consumo de algum nutriente importante, ou podem simplesmente eliminar líquido do organismo, aumentando as chances de ocorrer ou piorar outros problemas, como estrias e celulite.

Veja algumas dicas de como identificar uma dieta perigosa:

  • Eliminar todos os carboidratos da dieta

Os carboidratos são elementos importantíssimos da dieta, pois fornecem toda a energia que o indivíduo precisa para exercer suas atividades diárias, sem contar que é a fonte exclusiva de energia do sistema nervoso central. Dietas que eliminam os carboidratos da alimentação podem ser perigosas;

  • Proteína em excesso

Comer proteína em excesso pode ser prejudicial à saúde, especialmente quando a pessoa corta os carboidratos da alimentação, pois o resultado pode ser uma sobrecarga da função renal;

  • Dietas líquidas

Se submeter à dietas totalmente líquidas pode não ser uma boa ideia, porque com isso a pessoa acaba aumentando a quantidade de carboidratos ingeridos, que em excesso se depositam no corpo em forma de gordura.

Uma dieta saudável deve ser equilibrada e rica em nutrientes. (Foto: divulgação)

Como saber se uma dieta é saudável

Para não acabar se enganando e evitar problemas de saúde, existem algumas dicas que ajudam a identificar uma dieta saudável. Saiba quais são:

  • Comprovação científica

Para garantir a eficácia e segurança de qualquer tipo de dieta, é fundamental que exista um endosso médico e científico. Isso significa que uma dieta saudável é aquela que é proposta por profissionais capacitados e especialistas no assunto, e não em revistas não científicas ou artigos de internet.

  • Confirme as informações

Para assegurar a veracidade das informações é preciso desconfiar sempre e procurar esclarecer todas as possíveis dúvidas sobre o assunto em consulta com médico ou nutricionista.

  • Mudança do estilo de vida

Uma boa dieta não se limita apenas aos produtos ingeridos ao longo do dia e envolve toda uma mudança no estilo de vida, que surtirá efeito em longo prazo. O ideal é que o cardápio seja variado e preparado de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Além da reeducação alimentar, a prática regular de atividade física é fundamental.

A perda de peso temporária é um dos problemas da dieta errada. (Foto: divulgação)

As dietas alimentares podem ser maléficas à saúde. Para não correr riscos, vale a pena conferir as dicas de como identificar uma dieta perigosa e ainda saber como reconhecer uma dieta saudável.

Top