Como saber se um site é falso

PUBLICIDADE
Existem alguns complementos para os navegadores que ajudam na identificação de sites falsos

Navegar na internet pode ser tão perigoso quanto circular pelas ruas de um bairro violento durante a madrugada, ou seja, a qualquer momento, você pode ser assaltado. Para evitar cair nestas armadilhas, é importante saber se o site que pretende acessar é realmente verdadeiro.

As facilidades proporcionadas pela rede mundial de computadores são imensas. Através dela, podemos ter acesso a notícias do mundo inteiro, conversar com pessoas de todos os lugares, comprar qualquer tipo de produto, marcar consultas médicas, comprar ingressos para shows, cinema e jogos, comprar passagens, pedir comida e realizar transações bancárias, entre outros procedimentos.

Para aproveitar bem todas essas funcionalidades, é preciso tomar alguns cuidados, para não acessar um site falso, onde o seu computador poderá ser infectado com vírus ou programas de roubo de dados, situações que podem causar sérios prejuízos financeiros e até mesmo morais, com o roubo de informações pessoais.

PUBLICIDADE

Phishing

Os sites de bancos estão entre os mais visados pelos criminosos virtuais

A palavra phishing é usada para caracterizar essas fraudes eletrônicas, tão comuns hoje em dia. Através de e-mails, mensagens de Orkut, Facebook e outras redes sociais, ou até mesmo em uma simples pesquisa por determinado assunto em sites de busca, recebemos links que nos levam a páginas cheias de perigo.

Elas podem ser clones de sites de bancos, empresas de cartão de crédito, lojas, Receita Federal, SPC/Serasa ou páginas de envio de cartões online, e como a semelhança é grande, muitos internautas acabam caindo no golpe e entregando de bandeja muitas informações sigilosas.

Identificando sites falsos

Uma boa maneira de saber a veracidade do site é comparando o link com o endereço para o qual ele realmente leva

Atualmente, muitos navegadores já trazem programas para detectar se o site que está sendo visitado contém algum tipo de perigo ou se é falso. Mas nem sempre eles funcionam, por isso não se deve confiar totalmente neles. Os antivírus também realizam essa função, daí vem a importância de manter o seu sempre ativado e atualizado.

Existem ainda vários programas que são capazes de identificar sites que falsos, compatíveis com os navegadores mais usados, como Internet Explorer, Chrome, Mozilla Firefox e Safari, bastando instalá-los no computador. Alguns dos mais conhecidos são o Web of Trust, McAfee SiteAdvisor e Personal Block.

PUBLICIDADE

Dicas

Preste atenção ao certificado digital do site

Além do uso destes programas e complementos, você pode seguir outras dicas para saber se um site é falso. No caso de receber algum link por e-mail, o mais indicado é não abrir a mensagem, mas caso a curiosidade não permita, passe o curso sobre o link (sem clicar) e confira na barra do navegador (na parte de baixo) se os endereços realmente conferem. Se não conferir, não abra o site.

Na hora de realizar transações bancárias ou fazer compras, verifique se o endereço do site começa com “https://”. O “s” em questão simboliza que a transação é segura. Aliado a isso, devem aparecer na página as inscrições “Internet Segura” e/ou “Site Seguro”, e um pequeno cadeado, que são selos do certificado digital de segurança SSL.

PUBLICIDADE

Outra coisa que você fazer é verificar se a empresa dona do site fornece telefone, endereço e CNPJ, e entrar em contato com ela ou pesquisar na página da Receita Federal para saber se os dados são verdadeiros.

Leia também:

1 comentário

  • Hoje em dia, a CERTIFICAÇÃO DIGITAL já não é mais uma barreira para os HACKERS, que na sua maioria são SUPERDOTADOS, que são pessoas inteligentíssimas e hiper-ultra-super escoladas e preparadas para quaisquer desafios da ERA DIGITAL.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.