Como saber se um site é confiável para compras

Como saber se um site é confiável para compras? Hoje em dia a compra online é cada vez mais comum no cotidiano de todos…

Por Redacao em 13/08/2014

Como saber se um site é confiável para compras? Hoje em dia a compra online é cada vez mais comum no cotidiano de todos os brasileiros, mas infelizmente esse tipo de compra ainda oferece alguns riscos. Há diversas maneiras de saber se um site é confiável para compras, como checar suas avaliações anteriores de clientes que já compraram do site,  se há um cadeado no link do site e por aí vai. São diversos riscos que se corre quando está comprando virtualmente, como mercadorias que nunca chegam e roubo de dados.

Como saber se um site é confiável para compras - Comprar pela internet é extremamente confortável, porém é preciso ter alguns cuidados (Foto: Divulgação)

Veja: Como pedir cartão de crédito online

Como saber se um site é confiável para compras

Existem diversas dicas de como saber se um site é confiável para compras é importante ficar por dentro delas para que não aconteçam transtornos na sua compra. Existem diversas pessoas que tiveram suas mercadorias atrasadas categoricamente ou nunca entregues por acabar confiando em um site falso ou sem compromisso com prazos de entrega. Mas pior ainda do que gastar seu dinheiro e não receber o que comprou, é ter seus dados roubados. Informações básicas podem parecer insignificantes mas nome, endereço, RG e CPF já são suficientes para causar uma série de transtornos caso caiam em mãos erradas.

Principalmente o número de seu cartão de crédito. Alguns sites falsos utilizam as vendas para obter dados do usuário e os utilizam de maneira indevida, causando um prejuízo muito maior no cliente. A primeira dica de como saber se um site é confiável para compras é checar o visual da loja. Um site com visual caprichado e organizado têm mais chances de ser confiável. Se o site da loja parecer ter sido feito às pressas ou com muitos erros de português, desconfie.

É preciso saber identificar um site seguro e existem algumas características comuns entre sites confiáveis (Foto: Divulgação)

Confira: Como cancelar sua compra no pagseguro

É importante também, verificar se o site possui uma parte destinada a reclamações dos clientes e uma política de troca. Se informar com a clientes também é válido e uma rápida pesquisa no google pode trazer bastante resultados. O Reclame Aqui é um exemplo de site destinado a reclamações de clientes e a resposta das empresas. Caso a loja em questão tenha muitas reclamações, desconfie.

Outra ferramenta bastante útil são os órgãos de defesa do consumidor, como o Procon. Se você perceber que existem muitas queixas a uma loja no site, saiba que isso é um ótimo sinal para que você fique com um pé atrás. Um dos principais diferenciais entre uma loja real e uma falsa é a existência de um CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica), um documento que todas as empresas são obrigadas a fazer para poderem operar legalmente.

Leia também: Comprei pela internet e o produto não chegou: o que fazer

Outra dica é checar o cadeado no link da loja que simboliza um certificado de segurança que indica que todas as informações
fornecidas são armazenadas de um modo que ninguém poderá utilizá-las. O mesmo vale para o protocolo de segurança exibido na barra de endereço. Se o link iniciar com HTTPS também indica que o site é seguro.

A segurança também deve vir do seu computador

Proteja seu computador também (Foto: Divulgação)

A presença de vírus e spywares no seu computador fazem com que qualquer ação sua seja insegura, pois a segurança do site não é maior que a segurança do seu computador. O site oferece segurança em sua página, mas se o seu computador tem vírus e spywares você pode ter dados clonados da mesma forma. antenha sempre seus programas de proteção atualizados: antivírus, antispyware, firewall e tudo o que for possível para evitar que qualquer usuário mal-intencionado tenha acesso a suas informações.

Top