Como saber se seu carro está com problemas: 3 dicas

Por mais cuidados que você tome em relação ao seu carro, existem boas possibilidades de que o veículo apresente alguns tipos de problemas, ao…

Por mais cuidados que você tome em relação ao seu carro, existem boas possibilidades de que o veículo apresente alguns tipos de problemas, ao longo do tempo, devido ao desgaste natural de peças e componentes, a pequenos acidentes ou mesmo por causa do modo de dirigir.

Saber identificar os problemas do carro não é uma tarefa fácil (Foto: Divulgação)

Enquanto alguns motoristas conseguem identificar problemas no carro com mais facilidade, outros já têm mais dificuldade para saber o que está acontecendo com o automóvel nos momentos em que surgem barulhos estranhos ou quando o veículo começa a apresentar um comportamento diferente.

Se você está entre os condutores que não têm muita intimidade com a mecânica automotiva, confira, a seguir, algumas dicas para saber se seu carro está com problemas.

Fique atento aos ruídos estranhos

Um dos componentes que pode apresentar ruídos estranhos é o câmbio (Foto: Divulgação)

Ruídos estranhos no carro costumam deixar muitos motoristas em pânico, principalmente os mais novos, até mesmo porque tais barulhos podem surgir em qualquer parte do veículo e significarem uma série de problemas.

Caso o ruído venha do câmbio, por exemplo, e esteja acompanhado da dificuldade de engatar as marchas, pode estar havendo problemas no conjunto da transmissão, no diferencial ou vazamento de óleo do câmbio, causando danos nos rolamentos e engrenagens.

Há também a possibilidade de que os barulhos venham da suspensão, acontecendo após o veículo passar em lombadas ou buracos, da roda (junta homocinética quebrada) ou ainda do motor. Nesse último caso, ruídos semelhantes a uma batida de ferro com outro ferro podem ser de protetor de cárter solto, coxins do motor quebrados ou buchas de bandejas estouradas.

Leia Também:  Peugeot 207 Escapade

Verifique o painel de instrumentos

Quando a luz de óleo se acende no painel, muitos motoristas entram em pânico (Foto: Divulgação)

Outra dica interessante é verificar, com frequência, o painel de instrumentos do carro, pois ele pode dar vários alertas ao motorista, de que algo não está funcionando corretamente.

Um dos principais avisos dados pelo sistema ocorre com a luz do óleo acesa, pois isso pode indicar que o motor está prestes a fundir, devido à falta de óleo, por problema na bomba de óleo ou devido a entupimento. Quando isso acontece, o ideal é parar o carro em local seguro e verificar o que está acontecendo.

Sinais dados pelo volante

Quando identificados com antecedência, os problemas automotivos são mais fáceis de resolver (Foto: Divulgação)

Outro sinal comum de problemas com o carro é dado pelo volante. Caso ele comece a vibrar sem parar, pode ser que a direção esteja desalinhada, as rodas amassaram, os pneus estejam vazios, houve deslocamento da suspensão ou quebra da barra estabilizadora.

Para qualquer situação, a melhor dica é procurar o seu mecânico de confiança, ao menor sinal de problema.

Top