Como saber se o Android está infectado

O seu smartphone Android anda meio esquisito, apresentando gastos exagerados no pacote de dados, mandando SMS automaticamente e baixando aplicativos estranhos, sem a sua…

O seu smartphone Android anda meio esquisito, apresentando gastos exagerados no pacote de dados, mandando SMS automaticamente e baixando aplicativos estranhos, sem a sua autorização? Tome cuidado, pois ele pode estar com vírus.

O Android tem se tornado o principal alvo dos ataques de cibercriminosos, entre os sistemas operacionais móveis (Foto: Divulgação)

Com a crescente popularização dos dispositivos móveis, os cibercriminosos começaram a criar mais programas maliciosos para infectar celulares e tablets, uma vez que tais gadgets podem guardar diversas informações sigilosas, como senhas bancárias, números de cartões de crédito, etc.

Entre os sistemas operacionais móveis, o Android tem sido o principal alvo dos criminosos virtuais, de acordo com a Karspersky, empresa especializada em segurança online, cujas pesquisas apontaram o sistema do Google como o alvo de 98,05% dos 143.211 novos malwares criados em 2013.

Dessa forma, é preciso ficar atento, principalmente se você utiliza o smartphone para acessar o internet banking, fazer compras online e outras ações que envolvem o envio de informações pessoais. Para quem está se perguntando como saber se o Android está infectado, basta conferir as dicas abaixo.

Antivírus para Android: dicas, os melhores

Cuidados ao usar o internet banking

Dicas para saber se o Android está com vírus

O smartphone infectado apresenta comportamento estranho (Foto: Divulgação)

– Se durante a navegação, você é redirecionado automaticamente para outros sites e vários popups são abertos, pode haver adwares no smartphone.

– O aumento no consumo do pacote de dados, sem explicação aparente, pode indicar a presença de malwares que se conectam a sites maliciosos para baixar arquivos grandes.

– Os vírus também podem fazer o smartphone infectado ligar automaticamente para “números premium” (0900) e enviar SMS sem parar, aumentando o valor da fatura.

Continuar Lendo  Como usar MSN no Skype: passo a passo

Apps maliciosos podem baixar outros aplicativos e jogos sem a sua autorização, ou seja, se aparecer algum app que você não se lembra de ter baixado, suspeite.

– Solicitações estranhas de permissões, que não tenham relação com o funcionamento do programa, podem esconder golpes.

– Fique atento a possíveis arquivos e links supostamente compartilhados por você em suas contas nas redes sociais. Tal atividade pode indicar o roubo dos seus dados de acesso.

– Se ao tentar usar seu dispositivo, ele estiver bloqueado, e aparecer uma mensagem pedindo dinheiro para desbloqueá-lo, muito provavelmente ele está infectado.

Como se proteger

Seguindo algumas dicas básicas, é possível se proteger dos vírus de Android (Foto: Divulgação)

Para se proteger das ações dos cibercriminosos, algumas dicas básicas são:

– Evite fazer jailbreak.

– Faça downloads de jogos e aplicativos apenas no Google Play.

– Crie senhas fortes para bloquear a tela do aparelho.

– Tenha cuidado ao acessar redes Wi-Fi públicas e com os sites que você visita.

– Instale um antivírus para Android (escolha apenas uma das várias opções disponíveis).

Top