Você está em: MundoDasTribos > Bem Estar> Como saber se estou grávida, sintomas

Como saber se estou grávida, sintomas

Nem sempre é fácil perceber que se está grávida, especialmente para aquelas mulheres que nunca passaram por essa situação e não conhecem as sensações peculiares da gestação. Na maioria dos casos, é possível demorar semanas para desconfiar dessa hipótese, e em situações mais peculiares, até meses!

Alguns sintomas ajudam a descobrir a gravidez. (Foto: Divulgação)

Mesmo que os sintomas sejam sutis, existem várias coisas que levam a desconfiar de gravidez. Fique por dentro do assunto e confira as dicas de como saber se está grávida.

Confira os cuidados necessários na gravidez após os trinta anos.

Alterações nos seios

Mesmo nos primeiros dias após a concepção já é possível perceber alguns sintomas típicos de gravidez, como o aumento do volume dos seios, que se tornam dolorosos e incômodos, além do escurecimento característico dos mamilos.

Esses sintomas podem ser confundidos com TPM, porém o diferencial é que, nessas situações, a queixa tende a ser mais pronunciada. Outra característica é que a região, especialmente em volta da aréola, se torna bastante sensível, até que o organismo se acostume com as mudanças hormonais.

Cólica e sangramento discreto

É bastante comum que depois de mais ou menos uma semana da concepção ocorra um discreto sangramento vaginal, que pode ser confundido com menstruação, fazendo com que o diagnóstico de gravidez seja tardio.

Para dificultar ainda mais a situações, essa queixa pode vir acompanhada de cólica, deixando o quadro ainda mais parecido com o estado pré-menstrual. Esse sintoma não significa que é preciso se desesperar, muito pelo contrário, ele indica que o óvulo fecundado está se alojando devidamente no endométrio.

As náuseas são um dos primeiros sintomas.(Foto: Divulgação)

Excesso de sono

Mulheres que não costumam ter muito sono durante o dia e estão se sentindo muito cansadas, devem ficar atentas, pois esse é um sinal bem característico de gravidez. Essa queixa é resultado dos altos níveis de progesterona no organismo, que acaba deixando as futuras mamães bem indispostas.

Xixi constante

O aumento da produção de urina é um sinal relativamente comum em mulheres que estão no período pré-menstrual. A dica para saber se esse sintoma é causado pela gravidez, é prestar atenção no número de vezes que é necessário levantar a noite para ir ao banheiro. Caso a média de visitas ao sanitário esteja acima do comum, desconfie. Esse sintoma ocorre devido à produção de um hormônio chamado gonadotrofina coriônica humana (hCG).

Náuseas

Apesar de algumas mulheres não apresentarem essa queixa, outras passam por momentos extremamente difíceis com os enjoos e vômitos. Esse sintoma também é resultado do aumento dos níveis de hCG, juntamente com um estímulo maior para a produção de saliva.

Conheça os sucos que ajudam a evitar o enjoo durante a gravidez.

Os testes de gravidez de farmácia ajudam a minimizar a ansiedade.(Foto: Divulgação)

A dica para quem perceber alguns desses sintomas e ficar na dúvida se está grávida ou não, é se submeter a um teste de gravidez, que detecta a presença da gonadotrofina coriônica humana, uma vez que esse hormônio é produzido apenas durante a gestação.

Os testes de farmácia, apesar de não serem os melhores, na maioria dos casos são o suficiente para sugerir a gestação com quase certeza, lembrando que esse tipo de exame não fecha o diagnóstico, sendo necessária uma visita ao médico para realização de testes mais específicos.

Saiba mais sobre o teste de gravidez caseiro.

Recomendado para você
Bem Estar

Tendência moda plus size verão 2018

Bem Estar

Passagens Aéreas Baratas Gol, Passagem Antecipada

Bem Estar

Como Usar Legging de Couro

Bem Estar

Jardins em pequenos espaços: como fazer

Comentários
  1. Rosana da Silva disse:

    meu anticoncepcional terminou faz 7 dias amanha tenho q voltar a tomar mas a menstruação mesmo não veio deu apenas uns corimentos marrom e pouquisimo sangramento não sei se estou gravida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *