Como saber se é necessário emagrecer

Como saber se é necessário emagrecer

Muitas pessoas estão em busca de dietas ditas milagrosas para alcançar o peso ideal. No entanto, alguns desses indivíduos iniciam as mudanças alimentares sem…

Por Editorial MDT em 07/07/2013

Muitas pessoas estão em busca de dietas ditas milagrosas para alcançar o peso ideal. No entanto, alguns desses indivíduos iniciam as mudanças alimentares sem mesmo conhecer o valor que devem atingir no final do regime. Saiba como saber se é necessário emagrecer.

Muitos indivíduos acabam se submetendo a dietas pouco saudáveis para alcançar o peso ideal. (Foto: divulgação)

O cálculo do índice de massa corporal

Definir uma meta de peso a ser atingido no final do regime é um passo muito importante para qualquer pessoa que deseja emagrecer. Para criar uma meta realista sobre qual o ponto a ser atingido, o indivíduo deve utilizar o cálculo do IMC (índice de massa corporal). Esse índice é muito utilizado pelos profissionais da área da nutrição e da saúde em geral e ajuda a avaliar qual a quantidade de gordura existente no corpo.

Aprenda a calcular o peso ideal

O IMC é a melhor forma de avaliar qual o peso ideal que deve ser atingido pelo indivíduo que deseja emagrecer. O cálculo para responder a essa questão é simples. Basta pegar o valor da altura, elevar ao quadrado e dividir pelo peso. Conheça abaixo um exemplo do cálculo.

Como fazer o cálculo do IMC (Foto: divulgação)

 

  • Um indivíduo que possui 1,90 de altura e pesa 90 kg apresentará o seguinte IMC:

1,90 X 1,90 = 3,61

90/ 3,61 = 24,93, ou seja, o IMC de uma pessoa com essas medidas, apresenta como valor 24,93, estando dentro do valor do peso ideal.

Saiba como calcular o peso ideal. (Foto: divulgação)

Conheça abaixo os valores do IMC

Após a realização do cálculo do IMC, o indivíduo deve avaliar se o resultado condiz com o peso ideal, ou se há a necessidade de emagrecer. Confira abaixo a tabela baseada no IMC.

  • IMC abaixo de 17 – indivíduo muito magro;
  • IMC entre 17 e 18,50 – indivíduo magro;
  • IMC entre 18,50 e 24,99 – indivíduo dentro do peso ideal;
  • IMC entre 25 e 30 – indivíduo que está acima do peso ideal;
  • IMC entre 30,1 e 35 – indivíduo que apresenta obesidade nível 1;
  • IMC entre 35,1 e 40 – indivíduo que apresenta obesidade nível 2;
  • IMC acima de 40 – indivíduo que apresenta obesidade nível 3.

De modo geral, um indivíduo também pode calcular o peso ideal através de uma fórmula simples. Como por exemplo, podemos citar, uma pessoa que que tem 1,72 cm de altura, deve ter em torno de 72 kg. Essa é uma regra básica, mas que ajuda muitos indivíduos a manter o peso ideal.

Aprenda a emagrecer com saúde. (Foto: divulgação)

Alcançar o peso ideal é o objetivo de diversas pessoas. Devido a isso, acabam buscando a realização de dietas impróprias e que são, muitas vezes, pouco saudáveis. Após conhecer mais sobre o cálculo para avaliar o peso ideal, basta coloca-lo em prática e obter as vantagens.

Top