Como remover verrugas em casa

As verrugas são um tipo de problema bastante comum e de manifestação muito variada, que podem surgir nos mais diferentes locais, ter tamanhos que vão desde lesões puntiformes até outras com centímetros de largura e coloração que geralmente tende ao acastanhado, mas pode chegar a ser enegrecida. Felizmente é possível fazer uso de alguns métodos caseiros para remover essas marquinhas de uma vez por todas. Fique por dentro do assunto e saiba como remover verrugas em casa.

Antes de pensar em remover qualquer tipo de lesão, é indispensável passar por consulta médica. (Foto: divulgação)

Cuidados que devem ser considerados

Antes de tentar se livrar de qualquer marca, é importantíssimo ter em mente que, apesar de a maioria das verrugas serem inofensivas, algumas podem ser perigosas por estarem envolvidas com processos cancerígenos, e por isso só podem ser removidas com segurança por um médico. Por isso, antes de tomar qualquer decisão por conta própria vale a pena procurar um profissional e se certificar de que a verruga pode ser removida com segurança.

Também é importante lembrar que a remoção cirúrgica desse tipo de lesão, além de ser muito mais segura e permitir uma análise minuciosa do tipo de verruga e excisão completa da mesma, ainda possibilita a realização de uma cauterização da cicatriz, que previne reincidência da verruga, e pode ser realizado gratuitamente pela SUS.

As verrugas podem ser um sério problema estético. (Foto: divulgação)

Métodos caseiros para remover verrugas

Confira os diferentes métodos que podem ser usados para remover verrugas simples:

  • Vinagre de maçã

É uma forma bastante econômica de eliminar as verrugas sem deixar cicatrizes. Basta aplicar algumas gotinhas de vinagre de maçã em um chumaço de algodão, aplicar sobre a lesão e enrolar com uma atadura. O curativo deve ser aplicado por cerca de uma hora durante todos os dias, até que a verruga caia ou desapareça.

  • Alho

Corte um dente de alho ao meio e aplique uma das metades sobre a verruga. Envolva a região em uma atadura e deixe o curativo com o alho por toda noite. Repita o processo todas as noites, até a lesão cai ou desaparecer.

  • Casca de banana

Descasque uma banana e coloque sua casca com a parte de dentro voltada para a região da pele onde se encontra a verruga. Repita o procedimento por vários dias, até que a lesão seque e caia.

  • Cremes para remoção de verrugas

Não é difícil encontrar disponíveis à venda vários tipos de cremes que prometem remover as verrugas simples com certa segurança e podem ser aplicados em casa. Infelizmente o preço desses cosméticos costuma ser alto e devem ser aplicados com certos cuidados.

A casca de banana pode ajudar a remover as verrugas. (Foto: divulgação)

As verrugas são lesões bastante comuns e que podem comprometer a boa aparência. É recomendável fazer uma visita ao médico para que seja realizada uma avaliação da lesão e, dependendo da situação, é possível fazer uso de alguns métodos caseiros para acabar com as verrugas de uma vez por todas.

Reply