Como remover cicatrizes

Como remover cicatrizes? As cicatrizes podem ser geradas por diversos acontecimentos como acne, queimaduras, feridas, entre outros. As marcas na pele em função de lesões fibroelásticas,…

Por Redacao em 22/01/2015

Como remover cicatrizes? As cicatrizes podem ser geradas por diversos acontecimentos como acne, queimaduras, feridas, entre outros. As marcas na pele em função de lesões fibroelásticas, podem se comportar de diferentes maneiras com o passar do tempo e da condição fisiológica e genética de cada indivíduo. Porém existem diversos meios de suavizar ou até mesmo fazer uma cicatriz desaparecer da pele. São diversos métodos e você pode escolher o que mais achar agradável  e funcional para sua pele.

Confira: Causas e tratamentos para peles manchadas

Como remover cicatrizes - Cicatrizes podem ser muito incômodas e difíceis de disfarçar (Foto: Divulgação)

Como remover cicatrizes

As cicatrizes possuem uma tendência a tornarem-se mais suaves com o passar do tempo, por contar do poder curativo da pele em função dos ferimentos. Porém é possível melhorar e muito a aparência de uma cicatriz com diversos procedimentos estéticos. Confira baixo dicas de como remover cicatrizes:

  •  Cirurgia para remover cicatrizes

A cirurgia para remover cicatrizes pode alterar o tamanho, a textura e a localização da cicatriz, sempre respeitando o processo natural de evolução desta cicatriz de acordo com o organismo de cada paciente. Este procedimento geralmente é indicado quando a cicatriz em questão é mais extensa, mas para casos de cicatrizes menores, também existem cirurgias que podem alterar sua aparência de forma bastante significativa, por meio da utilização de técnicas para desvio na direção da cicatriz, fazendo com que ela seja direcionada para um local menos visível e evidente. É indispensável a consulta a um profissional para a obtenção do tratamento adequado e melhores resultados.

Leia também: Plástica para cicatrizes de acne

Existem diversos procedimentos que podem ajudar no desaparecimento da cicatriz (Foto: Divulgação)

Outros procedimentos que podem ser usados para cicatrizes de acne, herpes, entre outros:

  • Peeling químico: aplicação de químico no rosto que retira camadas de pele, permitindo o crescimento de pele lisa;
  • Laser: aplicação de laser para aquecer e destruir o tecido que se encontra a mais na cicatriz;
  • Dermo abrasão: utilização de uma “lixa” que remove camadas de pele da cicatriz.
Já cicatriz de machucado, cirurgia ou corte na pele são recomendados os seguintes procedimentos:
  • Ultra-som: promove a circulação e a produção de colágeno, evitando a formação de cicatriz;
  • Carboxiterapia: aumenta a produção de colágeno e elastina, formando uma pele mais lisa;

O procedimento a ser escolhido depende do tipo e circunstância que causou a cicatriz (Foto: Divulgação)

E também temos os:
  • Cremes para tirar cicatriz
– Cicatricure: O produto é um gel que cuja fórmula foi criada especificamente para melhorar visivelmente a pele com cicatrizes. A promessa é de reparação da textura, diminuição e melhora da coloração da cicatriz.
-Skimatix: É um gel de silicone transparente que ajuda a manter o equilíbrio da umidade da pele, enquanto auxilia na manutenção da superfície cicatrizada resultante de cirurgias, queimaduras e outros ferimentos. Promete aliviar a coceira e o desconforto, e diminuir a descoloração da pele.
– Contractubex: Indicado para cicatrizes hipertróficas e queloidais, limitadoras de movimentos, incômodos após intervenções cirúrgicas, amputações, queimaduras e acidentes. Seu objetivo principal é melhorar o aspecto da cicatriz.. Promete reduções de tamanho, descoloração do rubor e dureza das cicatrizes, melhorando os sintomas cicatriciais tais como prurido, sensação de tensão e dores, tornando as cicatrizes mais planas e discretas.

Receitas caseiras para cicatrizes

Algumas maquiagens são próprias para tapar cicatrizes e podem ser uma ótima alternativa também (Foto: Divulgação)

Ainda dento das dicas de como remover cicatrizes separamos receitas caseiras para cicatrizes, confira:

  • Esprema limão e misture com duas colheres de leite. Coloque a mistura sobre a ferida e quando secar sobre a pele, passe polpa de aloe vera. Cubra a zona com uma gaze e deixe a noite toda. Retire na manhã seguinte e aplique creme hidratante. repita 2x por semana.
  • Misture um pouco de açúcar e mel. Essa mistura servirá para esfoliar a pele. Coloque sobre a cicatriz e massageie suavemente durante alguns minutos. Enxague com água fria. Repita a receita 3 vezes por semana
  • Ferva meio litro de leite. Retire a nata e coloque na geladeira até que fique em estado sólido. Coloque sobre a cicatriz e deixe por vinte minutos. Faça isso até que a cicatriz desapareça

Top