Como regularizar o seu título de eleitor

De acordo com o calendário eleitoral definido para esse ano, as eleições 2014 ocorrerão no dia 5 de outubro, em todo o Brasil, data…

De acordo com o calendário eleitoral definido para esse ano, as eleições 2014 ocorrerão no dia 5 de outubro, em todo o Brasil, data em que milhões de pessoas irão às urnas para escolher novos governadores, deputados (estaduais e federais), senadores e o Presidente da República.

Para ter direito ao voto, é preciso estar com as obrigações eleitorais em dia (Foto: Divulgação)

Mas para quem quiser marcar presença na votação, é necessário estar em dia com as obrigações eleitorais, ou seja, ter votado ou justificado a ausência nas últimas eleições. Caso isso não tenha sido feito, o seu título de eleitor pode estar com alguma irregularidade, que impedirá a validação do seu voto.

Nesse caso, é preciso ficar bastante atento a outra importante data do calendário eleitoral 2014, que é o prazo para regularizar o título de eleitor e ter direito ao voto neste ano, lembrando que o voto é obrigatório para as pessoas com idade entre 18 e 70 anos e facultativo para os jovens maiores de 16 e menores de 18 anos e para os maiores de 70 anos de idade.

2ª via de título de eleitor: como tirar

Como justificar o voto em outra cidade

Regularizando o título eleitoral

A regularização do título deve ser feito junto à Justiça Eleitoral (Foto: Divulgação)

Se você está na dúvida sobre como regularizar título eleitoral, é importante saber que o primeiro passo é comparecer ao Cartório Eleitoral mais próximo ou à Central de Atendimento ao Eleitor do seu município, levando o seu título, documento oficial de identificação com foto (exceto o passaporte), o CPF e comprovante de residência.

Dependendo do tipo de irregularidade que houver em relação ao seu título, existe a possibilidade de cobrança de multa, em valor definido pelo juízo eleitoral, como nos casos em que o eleitor deixou de votar ou de justificar o voto. Após a quitação do débito, é liberada a Certidão de Quitação Eleitoral.

Continuar Lendo  Título Net

Vale lembrar que se você deseja regularizar a situação para votar ainda em 2014, deve comparecer ao Cartório Eleitoral até o dia 7 de maio, data limite também para tirar ou transferir o título.

No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), é possível obter maiores detalhes a respeito dos endereços, telefones e horários de funcionamento dos Cartórios Eleitorais em todo o Brasil, informações que também estão disponíveis no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do seu estado.

Serviços úteis no site do TSE

Quem está com pendências e quiser votar em 2014 deve regularizar o título até o dia 7 de maio (Foto: Divulgação)

Também no site do TSE, dá para encontrar uma série de outros serviços online bastante úteis para o eleitor, que pode verificar a sua situação eleitoral, consultar o número do título e os locais de votação e verificar os endereços das zonas eleitorais.

Na página, você pode ainda saber mais sobre a justificativa eleitoral e solicitar a emissão das certidões eleitorais, entre outros serviços.

Top