Como Reduzir o Colesterol

A má alimentação, tabagismo, sedentarismo e outros fatores desencadeiam em um ciclo vicioso que conhecemos por obesidade, e também alguns fatores começam a se…

Por Redacao em 09/12/2010

A má alimentação, tabagismo, sedentarismo e outros fatores desencadeiam em um ciclo vicioso que conhecemos por obesidade, e também alguns fatores começam a se alterar no organismo tornando a pessoa doente. Então você conclui que somente os obesos tem colesterol alto, e erra, qualquer pessoa está propensa a ter colesterol alto desde não tenha hábitos saudáveis. Saiba a seguir como reduzir o colesterol com algumas dicas que selecionamos.

As doenças cardíacas em geral se desencadeiam devido aos altos níveis de LDL, conhecido como “colesterol ruim”, diferente do HDL o “colesterol bom”, para quem já fez os exames e verificou que está com o colesterol alto, o caminho é lutar para reduzir, e quem não tem prevenir.

Como reduzir o colesterol?

Para se reduzir o colesterol é necessário verificar a sua saúde se tiver em conjunto com a diabetes, obesidade, sedentarismo e hipertensão arterial. Para cada uma desses quadros existe um nível de colesterol que deve ser mantido. Seja qual for o problema estando alterado o nível de colesterol representando maior que o tolerável, são necessários cuidados, assim são necessárias mudanças no estilo de vida do paciente para que os níveis de colesterol se reduzam.

Em primeiro lugar o indicado para baixar o colesterol é perder peso, é recomendado que se perca em média 10% do peso corporal, mas não só perder peso é importante e sim ajudar com uma dieta que inclua alimentos ricos em fibras. Para se perder peso é necessário ter uma rotina de exercícios físicos que podem ser: corrida, ciclismo, caminhada, e natação. Porém todas as práticas devem ser supervisionadas.

Se a pessoa com colesterol alto é fumante é importante que pare de fumar, somente o ato de parar de fumar reduz segundo estudos 5% do colesterol. Outro corte necessário é o álcool, se a pessoa consumir mesmo que moderadamente um drink no caso das mulheres e de um a dois para os homens terá seus níveis de colesterol alterados e grandes chances de doenças cardiovasculares. Faça check ups regulares com seu médico, cuide de sua saúde e procure manter hábitos saudáveis assim você preservará a sua saúde e não sofrerá com doenças provenientes da falta de cuidados.

Top