Como reduzir colesterol sem remédios

Aprenda como reduzir colesterol sem remédios, adotando hábitos saudáveis na sua rotina. Medidas simples como praticar exercícios e manter uma alimentação balanceada podem fazer…

Aprenda como reduzir colesterol sem remédios, adotando hábitos saudáveis na sua rotina. Medidas simples como praticar exercícios e manter uma alimentação balanceada podem fazer toda a diferença no controle do colesterol e assim evitar o consumo de medicamentos.

Como reduzir colesterol sem remédios. (Foto Ilustrativa)

O colesterol é um tipo de gordura que o organismo produz e que também está presente nos alimentos de origem animal, como carne, leite e ovo. A substância é fundamental para a saúde, mas em excesso, pode desencadear doenças cardiovasculares. O colesterol ruim, também chamado de LDL, é responsável por entupir as artérias.

Leia mais: Alimentos que reduzem o colesterol

Como reduzir colesterol sem remédios

O Mundo das Tribos separou algumas dicas de como reduzir colesterol sem remédios. Confira:

Mantenha uma dieta balanceada

Quem já tem colesterol alto precisa tomar cuidado com os itens do cardápio. Em geral, é preciso reduzir a quantidade de carnes gordurosas, frituras, manteiga, sorvete e frutos do mar. A alimentação deve ser rica em frutas, legumes, verduras e cereais integrais.

Não exagere nos carboidratos

Escolha alimentos saudáveis. (Foto Ilustrativa)

É muito importante tomar cuidado para não exagerar na quantidade de carboidratos (pão, macarrão, batata, arroz, etc.). Cada refeição deve contar com apenas uma fonte desse composto, de preferência integral.

Cuidado com os alimentos industrializados

Ao invés de sair por aí comprando produtos industrializados, como suco de caixinha, bolacha e salgadinho, dê preferência aos alimentos “in natura”. Essa recomendação deve ser levada ainda mais a sério por quem já é obeso.

Leia Também:  Ministério da Saúde reduzirá teor de sódio de mais 7 categorias de alimentos

Saiba mais: Dietas para crianças com colesterol alto

Aposte em alimentos funcionais

A aveia é uma ótima aliada contra o colesterol alto. (Foto Ilustrativa)

Existem alguns alimentos que ajudam a baixar o colesterol ruim, como é o caso da aveia. Esse farelo, que pode ser misturado na salada de fruta ou suco, contém fibras que reduzem consideravelmente a taxa de LDL. Outra sugestão é comer 25 gramas de soja e 1,6 gramas de fitoesteróis por dia.

Evite o consumo de açúcar

O excesso de açúcar também favorece os altos níveis de colesterol ruim. Portanto, na hora de adoçar uma bebida ou alimento, dê preferência ao mel ou adoçante.

Pratique atividade física

A prática de atividade física reduz consideravelmente a taxa de LDL no sangue. Isso acontece porque, ao nos exercitarmos, o fluxo da circulação sanguínea melhora e impede que as artérias fiquem bloqueadas. Portanto, faça pelo menos uma caminhada leve de 30 minutos por dia.

A prática de exercícios físicos também é recomendada. (Foto Ilustrativa)

Veja também: Excesso de ômega 3 aumenta colesterol

Agora você já sabe como reduzir colesterol sem remédios. Continue no Mundo das Tribos e veja outras matérias sobre saúde.

 

Top