Como redigir uma carta de apresentação

A carta de apresentação é muito temida por muitos na hora de preencher um cadastro de emprego. Esse breve texto serve para que cada…

A carta de apresentação é muito temida por muitos na hora de preencher um cadastro de emprego. Esse breve texto serve para que cada profissional se apresente para a empresa com pontos essenciais e cruciais do seu perfil. Falar de preferências particulares, como o filme predileto e o time do coração, são dispensáveis. Apesar de não ter uma fórmula única de escrita da carta de apresentação, existem métodos e macetes para atingir o objetivo desse item. Confira alguns abaixo:

Leia mais sobre: Como escrever uma carta de apresentação

A carta de apresentação funciona como um cartão de visita (Foto: Divulgação)

Carta de apresentação não é currículo resumido

O grande erro de quem preenche uma carta de apresentação é achar que esse texto é um resumo do currículo. Não deve-se repetir nesse item as mesmas experiências curriculares do modo que está descrito no CV. Na realidade, a carta de apresentação complementa o currículo.

Seja breve na sua carta de apresentação

Não conte a vida na carta de apresentação. Se a pessoa ver que você exagerou nos termos dessa carta vai desanimar e não ter coragem de enfrentar seu currículo. A carta de apresentação deve conter poucas linhas. Use o seu bom-sendo para escolher o tamanho ideal da carta.

Confira também: Carta de apresentação – como fazer

A carta de apresentação não deve ser cópia resumida do currículo (Foto: Divulgação)

O que deve constar na carta de apresentação?

Não pode faltar na carta de apresentação os seguintes tópicos:

– Interesse em participar do processo relacionado a sua meta de carreira profissional;

– Como sua bagagem profissional e pessoal podem ajudar no desempenho das funções que está concorrendo na empresa;

Continuar Lendo  Vagas de emprego Carrefour de Campinas 2015

– Resuma os motivos que o diferenciam dos demais candidatos.

Cuide do português na carta de apresentação

Assim como no currículo, na hora de fazer sua carta de apresentação, cuide da escrita. É inaceitável erros gramaticais e de ortografia em currículos e cartas de apresentações, por isso, consulte o dicionário se estiver em dúvida. Se tiver um amigo com bom português peça ajuda. Não tenha vergonha de verificar os erros da sua carta de apresentação, mas tenha vergonha de entregar um texto com erros gramaticais ou de ortografia.

Top