Como reciclar embalagens de vidro

As garrafas de vinho, champanhe e outros tipos de bebidas, além de outros tipos de embalagens de vidro, que normalmente têm como destino o…

As garrafas de vinho, champanhe e outros tipos de bebidas, além de outros tipos de embalagens de vidro, que normalmente têm como destino o lixo ou acabam ficando guardadas no armário, sem nenhuma utilidade, podem ser utilizadas para diversos outros fins. Para tanto, basta saber como reciclar embalagens de vidro.

As garrafas de vidro, que iam parar no lixo, podem se transformar em belas garrafas decorativas (Foto: Divulgação)

Também utilizadas para armazenar determinados alimentos e outros tipos de produtos, as garrafas de vidro podem gastar alguns milhares de anos para se decompor, ou seja, não é uma boa ideia jogá-las no lixo, se você quer contribuir para a preservação do meio ambiente.

Desta forma, uma alternativa interessante é reutilizar as embalagens de vidro, dando a elas uma nova função, o que você pode fazer em casa mesmo, de maneira simples, prática e rápida.

Decoração com material reciclado: dicas, ideias

Sustentabilidade – o que é

Como reciclar embalagens de vidro

Elas também podem virar um abajur (Foto: Divulgação)

Uma das maneiras de reaproveitar as embalagens de vidro é utilizá-las para a criação de objetos decorativos, enfeitando a casa ou o local de trabalho, de maneira bastante criativa e diferente.

Neste caso, é possível usar garrafas de vidro que podem ser de bebidas alcoólicas, refrigerante, molhos, azeite, conservas, azeitona ou outros tipos de bebidas e alimentos. Primeiramente, é necessário limpá-las, para tirar o cheiro do produto contido nelas e algumas impurezas.

Em seguida, basta aprender algumas técnicas para usar embalagens de vidro na decoração, transformando-as em luminárias, vasos de flores, corpos de bonecas, copos diferenciados, porta-trecos e recipientes para guardar condimentos, arroz, açúcar e massas, entre outras coisas.

Continuar Lendo  Samsung Galaxy Tab - Características

As embalagens de vidro também podem se transformar em garrafas decorativas, porta-velas, quadros 3D e potes para guardar vários objetos (pregos, parafusos, pincéis, canetas, escovas, creme dental, etc), além de possuírem várias outras utilidades. Basta usar a criatividade (confira nas imagens abaixo).

Outras dicas

É nos coletores verdes que as embalagens de vidro devem ser depositadas (Foto: Divulgação)

Outra maneira de reciclar vidro é entregando as embalagens de vidro nas cooperativas de reciclagem da sua cidade. Para tanto, lave as garrafas, remova tampas e rótulos, separe o vidro por cor e verifique se elas não estão quebradas ou trincadas.

Em seguida, basta procurar pelas cooperativas que funcionam no seu município, lembrando que alguns supermercados também recebem as garrafas de vidro para reciclagem. Há ainda a possibilidade de depositar as embalagens nos coletores verdes, dispostos nas ruas, seguindo os mesmos cuidados citados acima.

Top