Como quitar um financiamento de veículo?

Felipo Bellini 01/02/2022 Notícias

Para muitos brasileiros, o financiamento de veículo é a forma mais fácil de conquistar um carro ou uma moto nova. Esse processo consiste em uma ferramenta que possibilita que pessoas, mesmo sem dinheiro no banco, consigam realizar a compra do veículo que desejam.

Quem realiza um financiamento de veículo tem a opção de quitá-lo antes ou dentro do prazo definido no contrato. Confira a seguir como quitar o financiamento de veículo

O que significa ter um veículo financiado?

O financiamento de veículo consiste em um processo onde um determinado banco oferece um valor como crédito para a compra do carro. Esse crédito é direcionado para concessionária e nele há taxas como juros para os possíveis riscos.

O que significa ter um veículo financiado

Fonte/Reprodução: original

A pessoa que pediu pelo financiamento faz os pagamentos das parcelas diretamente para o banco até que o contrato seja encerrado. Basicamente, é assim que todo financiamento acontece, porém, existem 3 diferentes tipos de financiamentos de carros: o de crédito direto ao consumidor, financiamento realizado entre particulares e por fim o consórcio.

Cada um desses tipos é indicado conforme as particularidades de cada cliente e seu objetivo. O banco fica responsável pela análise e também aconselhamento antes de fechar o contrato com o cliente interessado.

Como quitar o financiamento de um veículo?

A primeira coisa a se fazer quando optar por quitar um veículo comprado por financiamento é procurar se informar sobre o quanto ainda falta a ser pago. Isso pode ser feito no banco onde foi realizado o contrato de financiamento. Na consulta é possível visualizar os dados de quanto falta para o veículo ser pago, o prazo e seus juros.

Todos que realizam um financiamento podem quitar seu veículo a qualquer momento, mesmo que antecipada, porém para isso é necessário o pagamento do valor integral e os acréscimos definidos como taxas e juros. 

Para conseguir definir os valores corretos do pagamento, é preciso realizar um cálculo através da tabela PRICE como simulação. Esse método pode ajudar a definir o valor dos descontos e o saldo do devedor.

Feito o processo, é preciso se informar como prosseguir no banco de origem do financiamento e se informar de seus bancos. Alguns bancos oferecem ferramentas para a quitação 100%, porém em alguns é preciso enviar documentos pelos correios ou procurar por uma agência. 

Posso devolver o veículo para quitação do financiamento?

Para quem não consegue arcar com a dívida até o final por algum motivo, é possível realizar um acordo de renegociação, onde parcelas menores são criadas.

Porém, se este meio não for vantajoso, é necessário procurar pela forma de devolução do veículo. Para isso é importante que o veículo esteja intacto e o processo não seja feito após muito tempo de uso. 

É realizável a quitação do veículo por meio de um leilão, onde o valor arrecadado é usado para a quitação ou a devolução direta do veículo, onde a dívida é perdoada. Porém, essa modalidade acarreta a diminuição da análise de crédito do cliente.

Outros artigos

30 de março: Dia Mundial da Juventude

29/03/2012

30 de março: Dia Mundial da Juventude

[caption id="attachment_418969" align="alignnone" width="538" caption="No Dia Mundial da Juventude, vale a pena pensar nas transformações dos jovens ao longo do temp...