Como quitar dívidas do cartão de crédito

  Hoje em dia o cartão de crédito está cada vez mais presente na vida de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Por…

 

Hoje em dia o cartão de crédito está cada vez mais presente na vida de muitas pessoas no Brasil e no mundo. Por questões de praticidade e segurança, hoje ele substitui o dinheiro na compra de serviços e objetos. Quando bem utilizado, pode ser um grande aliado do planejamento financeiro. Parcelar a dívida sem juros e programar o pagamento de contas são alguns dos benefícios que ele pode trazer. No entanto, para fazer do cartão uma ferramenta de auxílio ao seu orçamento, é importante saber verificar a fatura e pagá-la em sua totalidade sempre, sem atrasos.

Diante das dificuldades e problemas financeiros, muitos optam por pagar somente o valor mínimo exigido da fatura, fazendo do que sobrou da dívida um financiamento. Desse modo, passado algum tempo, a dívida crescerá e chegará a um ponto, onde a maioria das pessoas acabam perdendo o controle. Para viver livre desse problema, selecionamos para você, as melhores dicas de como quitar sua dívida do cartão de crédito.

Primeiramente, não faça novas dívidas, pois, muitos preocupados com a dívida, procuram alternativas como o empréstimo pessoal com prestações menores e prazo mais longo para pagar a fatura do cartão, a qual não irá resolver o problema, pelo contrário ampliará ainda mais os gastos. Outra solução que muitos optam, mas exige muito cuidado, é a consolidação de várias dívidas em uma única. Em muitos casos as condições oferecidas possuem um prazo de duração muito limitada de forma que não resolverá o problema.

 

O momento é de economizar, então corte gastos com telefone celular. Use o telefone moderadamente, caso saiba que a pessoa com quem quer falar está em casa, opte pelo fixo. Os custos são bem menores. Economize com alimentação, pois um item que pesa muito no orçamento de qualquer família é o gasto com a alimentação. Ao invés de congelados, escolha alimentos da estação, ao invés de pedir uma pizza para entregar em casa, compre os ingredientes e monte você mesmo, ou ainda opte por comprar uma pizza semi-pronta e fazê-la em casa.

Continuar Lendo  Vantagens de ter um cartão pré-pago

Não gaste com supérfluos, mantenha sempre focada sua prioridade financeira do momento: quitar literalmente a dívida do cartão. Compra de sapatos, roupas, celulares, nem pensar! Economize o máximo que puder. Todos esses gastos podem esperar até você pagar a dívida do seu cartão.

Reveja seus gastos com transporte. Pesquise preços de combustíveis em postos confiáveis, o qual pode permitir uma grande economia. Economizar é apenas parte do problema, aprenda a usar seu dinheiro de forma consciente. Para ser bem-sucedido, você precisa aprender a tomar decisões mais inteligentes. Quando sair às compras, faça uma lista e deixe o cartão em casa. Antes de comprar, pense se está realmente precisando desse item, se estiver, pague com dinheiro, pois, fará com que tenha maior consciência de seus gastos.

Procure sempre renegociar sua dívida, pois, mesmo após todos estes cortes perceber que não conseguirá quitá-las do seu cartão, entre em contato com o banco emissor do cartão para tentar renegocia-las. Por outro lado, se acumulou dívidas em mais de um cartão, dê preferência àquele que possui os juros mais altos, mas não se esqueça de manter em dia o pagamento mínimo do outro cartão. Depois de quitada cancele o cartão cujos juros são mais altos e mantenha apenas o outro, o qual cobra juros mais baixos.

Fontes:
http://www.financaspraticas.com.br/323838-Como-analisar-e-pagar-a-fatura-do-cartao-de-credito.note.aspx
http://guiadodinheiro.powerminas.com/dicas-para-quitar-a-divida-do-seu-cartao-de-credito/
http://bbel.uol.com.br/organizacao/post/seis-dicas-infaliveis-para-economizar-no-cartao-de-credito.aspx
http://www.cotamelhor.com.br/dicas.aspx?t=dicas+de+como+quitar+a+divida+do+seu+cartao+de+credito&id=279

Top