Como prevenir piolhos e lêndeas?

Isabella Moretti 30/04/2016 Bem Estar

Aprenda como prevenir piolhos e lêndeas. Basta chegar o outono para que as crianças fiquem vulneráveis a esses pequenos insetos. É possível, no entanto, adotar medidas preventivas capazes de impedir a infestação.

Há formas de prevenir a infestação de piolhos. (Foto Ilustrativa)

Há formas de prevenir a infestação de piolhos. (Foto Ilustrativa)

Os piolhos são seres minúsculos que se alojam no couro cabeludo humano. Eles também são encontrados em outras partes do corpo com pelos, como é o caso das sobrancelhas e dos cílios.

Assim que os piolhos tomam conta da cabeça, os sintomas típicos começam a se manifestar, como é o caso da coceira intensa, da saliência vermelha no couro cabeludo, da sensação de movimento no cabelo e do aparecimento de pequenos pontos brancos nas madeixas, que são os ovos dos piolhos (popularmente conhecidos como lêndeas).

Como prevenir piolhos e lêndeas?

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, os piolhos não possuem qualquer tipo de relação com higiene. Na verdade, até mesmo os cabelos mais limpos e brilhantes podem sofrer com uma infestação.

A prevenção de piolhos e lêndeas é possível, basta tomar alguns cuidados. Veja:

Olhe a cabeça da criança

Adquira o hábito de olhar a cabeça da criança pelo menos uma vez por semana. Dessa forma, será possível identificar uma infestação logo no início e iniciar o tratamento contra o problema.

Para verificar se o cabelo tem piolho, basta separar os fios em mechas, umedecer com água morna e passar pente fino. Se houver uma infestação, provavelmente as lêndeas e piolhos vão grudar nas cerdas.

É fundamental olhar a cabeça da criança. (Foto Ilustrativa)

É fundamental olhar a cabeça da criança. (Foto Ilustrativa)

Não compartilhe itens pessoais

Para prevenir o contágio, o recomendado é não compartilhar itens pessoais com uma pessoa infestada por piolho. Evite partilhar, sobretudo, chapéus, gorros, bonés, presilhas, escovas de cabelo, roupas e capacetes.

Evite contato

Um simples abraço ou dormir na mesma cama que uma pessoa com piolho pode desencadear a infestação. Portanto, o ideal é evitar contato direto até o tratamento ser realizado com sucesso.

O contato direto com pessoas infestadas deve ser evitado. (Foto Ilustrativa)

O contato direto com pessoas infestadas deve ser evitado. (Foto Ilustrativa)

Tratamento contra piolhos e lêndeas

Na infância, é muito difícil impedir que a criança pegue piolho. Em geral, os pequenos gostam de brincar com os coleguinhas da escola e isso pode ser suficiente para desenvolver uma infestação. Para exterminar esses insetos, o ideal é lavar a cabeça com água quente e aplicar um shampoo apropriado.

Deixe o produto anti-piolhos agir por dez minutos e depois passe pente fino. Repita o procedimento por até 10 dias.

Colocando em prática as dicas de como prevenir piolhos e lêndeas, você vai conseguir evitar todos os sintomas desagradáveis que acompanham a infestação.

 

Outros artigos

Sprite cura ressaca

07/03/2013

Sprite cura ressaca

Quem bebe além do que o corpo suporta, acaba ficando de ressaca no dia seguinte e tenta mil e uma coisas ara curar esse mal estar. Agora, parece que tem uma solução ...

Reservas de Hotéis em Gramado

06/06/2011

Reservas de Hotéis em Gramado

Reservas de Hotéis em Gramado: Localizado na Serra Gaúcha no estado do Rio Grande do Sul,a cidade de Gramado possui forte influencia alemã e também italiana, dei...