Como prevenir pedras nos rins

Andre 09/12/2014 Bem Estar

As informações sobre como prevenir pedras nos rins são muito importantes para todos que desejam se manter livres desse doloroso problema, que tem afetado bastante a população brasileira, nos últimos anos.

Como prevenir pedras nos rins (Foto: Divulgação)

O cálculo renal, como também são conhecidas as pedras nos rins, surge quando há o acúmulo de cristais na urina, que pode se dar através da grande concentração de substâncias como cálcio, ácido úrico, cistina e oxalato (o mais comum), entre outras.

Tais substâncias se aglomeram e se depositam nos rins ou nos canais urinários, dando origem a algumas pedras, que podem gerar várias complicações para serem eliminadas, resultando em fortes dores na região lombar e bastante desconforto, entre outros sintomas das pedras nos rins.

Pedras nos rins, mitos e verdades

Sintomas de pedras nos rins

Como prevenir pedras nos rins

Modificar os hábitos alimentares é uma das melhores formas de se prevenir cálculo renal (Foto: Divulgação)

Uma das principais formas de se evitar pedras nos rins é fazendo algumas alterações nos hábitos alimentares, já que as causas do cálculo renal estão relacionadas à falta ou excesso de determinadas substâncias e também à baixa ingestão de líquidos.

Sendo assim, você pode começar controlando o consumo de alimentos ricos em oxalato de cálcio, como espinafre, amendoim, cenoura e morango, entre outros. Também é bom diminuir a ingestão de sódio (embutidos, sal refinado, enlatados) e proteínas de origem animal (frango, carne vermelha, ovos e peixes).

Adotando uma alimentação saudável, você previne não só esse, mas vários outros problemas (Foto: Divulgação)

Outra forma de prevenção do cálculo renal é reduzir o consumo de tomate e catchup, ricos em oxalato, um dos principais componentes das pedras nos rins. Evite também o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, bebidas isotônicas, chá-preto, mate, açúcar, vitamina C, bacon e miúdos.

Outras dicas

Manter o corpo sempre hidratado também ajuda bastante a evitar pedras nos rins (Foto: Divulgação)

Entre as dicas de prevenção de pedras nos rins, uma das mais importantes é ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia, pois uma das principais causas do problema é a desidratação. Beber suco de laranja e limonada também ajuda, já que a laranja e o limão são ricos em ácido cítrico, que impede a formação de cristais.

Outra recomendação interessante é acrescentar, no seu cardápio diário, alimentos ricos em potássio (banana, feijão, frutas secas, vegetais verde-escuros, etc), laticínios desnatados, mexerica e outras frutas cítricas.

Os cuidados devem ser ainda maiores se alguém da sua família já teve pedras nos rins.

Outros artigos

Trabalhe Conosco Rapidão Cometa

08/09/2017

Trabalhe Conosco Rapidão Cometa

Trabalhe Conosco Rapidão Cometa é o meio de comunicação, na internet, para interessados em trabalhar em uma das empresas pioneiras na entrega de serviços no segmento...

Cursos grátis SENAI Maranhão para 2016

29/03/2016

Cursos grátis SENAI Maranhão para 2016

A oferta de Cursos grátis Senai Maranhão para 2016 traz várias opções de qualificações gratuitas em diversas cidades do estado, permitindo a formação de novos trabal...