Como prevenir pedras nos rins

Como prevenir pedras nos rins

As informações sobre como prevenir pedras nos rins são muito importantes para todos que desejam se manter livres desse doloroso problema, que tem afetado…

Por Andre em 09/12/2014

As informações sobre como prevenir pedras nos rins são muito importantes para todos que desejam se manter livres desse doloroso problema, que tem afetado bastante a população brasileira, nos últimos anos.

Como prevenir pedras nos rins (Foto: Divulgação)

O cálculo renal, como também são conhecidas as pedras nos rins, surge quando há o acúmulo de cristais na urina, que pode se dar através da grande concentração de substâncias como cálcio, ácido úrico, cistina e oxalato (o mais comum), entre outras.

Tais substâncias se aglomeram e se depositam nos rins ou nos canais urinários, dando origem a algumas pedras, que podem gerar várias complicações para serem eliminadas, resultando em fortes dores na região lombar e bastante desconforto, entre outros sintomas das pedras nos rins.

Pedras nos rins, mitos e verdades

Sintomas de pedras nos rins

Como prevenir pedras nos rins

Modificar os hábitos alimentares é uma das melhores formas de se prevenir cálculo renal (Foto: Divulgação)

Uma das principais formas de se evitar pedras nos rins é fazendo algumas alterações nos hábitos alimentares, já que as causas do cálculo renal estão relacionadas à falta ou excesso de determinadas substâncias e também à baixa ingestão de líquidos.

Sendo assim, você pode começar controlando o consumo de alimentos ricos em oxalato de cálcio, como espinafre, amendoim, cenoura e morango, entre outros. Também é bom diminuir a ingestão de sódio (embutidos, sal refinado, enlatados) e proteínas de origem animal (frango, carne vermelha, ovos e peixes).

Adotando uma alimentação saudável, você previne não só esse, mas vários outros problemas (Foto: Divulgação)

Outra forma de prevenção do cálculo renal é reduzir o consumo de tomate e catchup, ricos em oxalato, um dos principais componentes das pedras nos rins. Evite também o consumo excessivo de bebidas alcoólicas, bebidas isotônicas, chá-preto, mate, açúcar, vitamina C, bacon e miúdos.

Outras dicas

Manter o corpo sempre hidratado também ajuda bastante a evitar pedras nos rins (Foto: Divulgação)

Entre as dicas de prevenção de pedras nos rins, uma das mais importantes é ingerir, no mínimo, dois litros de água por dia, pois uma das principais causas do problema é a desidratação. Beber suco de laranja e limonada também ajuda, já que a laranja e o limão são ricos em ácido cítrico, que impede a formação de cristais.

Outra recomendação interessante é acrescentar, no seu cardápio diário, alimentos ricos em potássio (banana, feijão, frutas secas, vegetais verde-escuros, etc), laticínios desnatados, mexerica e outras frutas cítricas.

Os cuidados devem ser ainda maiores se alguém da sua família já teve pedras nos rins.

Top