Como prevenir Estrias na Gravidez

Um dos momentos mais mágicos na vida de uma mulher é a gravidez. Esperar ansiosamente por 9 meses até ver o rostinho do bebê…

Por Editorial MDT em 12/01/2016

Um dos momentos mais mágicos na vida de uma mulher é a gravidez. Esperar ansiosamente por 9 meses até ver o rostinho do bebê é realmente um período indescritível. Porém, esse momento pode deixar algumas sequelas no corpo da mamãe, como as temíveis estrias. Mas como prevenir estrias na gravidez?

Como prevenir Estrias na Gravidez (Foto: MdeMulher)

Como prevenir Estrias na Gravidez (Foto: MdeMulher)

Como prevenir Estrias na Gravidez

Elas podem ser resultado de herança genética, o que é mais comum, ou do estiramento repentino da pele até um estágio em que as suas estruturas feitas de colágeno e de elastina não consigam aguentar a pressão, rompendo-se e criando as cicatrizes. As áreas que são atingidas por elas são a barriga, as nádegas, os seios e as coxas e elas geralmente aparecem a partir do sexto mês de gravidez. Essa é uma situação que levam as grávidas a se perguntarem – Como prevenir Estrias na Gravidez e ficar com a pele da barriga lisinha?

Usar cremes específicos para estrias ajudam a evitá-las (Foto: MdeMulher)

Usar cremes específicos para estrias ajudam a evitá-las (Foto: MdeMulher)

A prevenção é o melhor remédio

Há como tratar as estrias após o parto, porém, elas ainda ficam visíveis. Portanto, a melhor opção é prevenir o seu aparecimento com métodos fáceis e saudáveis para a mamãe e o seu bebê. O mais importante é não engordar muito, pois esse é o principal fator que causa as estrias. Não exagere nos doces, no sal e nas gorduras. O máximo que se pode engordar são 12 quilos. A famosa frase dita por muitas futuras mamães: “Eu tenho que comer por dois!” não é verdade, muito pelo contrário, a sua dieta deve ser controlada e saudável para garantir a saúde do seu filho também. Por isso, fique de olho nas calorias ingeridas para não ganhar risquinhos brancos na pele.

Veja aqui também: Cremes para Estrias na Gravidez

Beber sucos naturais ajudam a hidratar e evitam estrias (Foto: MdeMulher)

Beber sucos naturais ajudam a hidratar e evitam estrias (Foto: MdeMulher)

Hidratação é fundamental

Manter-se sempre hidratada é outra dica a ser seguida. Beba muita água, na média de 2 litros por dia. Passe bastante hidratante, optando pelos que contenham ureia, colágeno, vitamina E, elastina e óleos vegetais em sua fórmula. Os frutos que contêm essas substâncias são a amêndoa, a uva, a macadâmia e o abacate. Os óleos hidratantes devem ser passados nas regiões mais propensas às estrias duas vezes ao dia, sendo uma delas após o banho. Ele só não deve ser passado nos bicos dos mamilos, pois essa região não deve ficar muito fina para que não haja rachaduras na hora da amamentação.

Tenha mais informações aqui: Bio-Oil contra estrias

Alimentação saudável é indispensável na gravidez e evita estrias (Foto: MdeMulher)

Alimentação saudável é indispensável na gravidez e evita estrias (Foto: MdeMulher)

Os cuidados devem ser seguidos até o final da gestação

No último trimestre, o bebê vai se reposicionar o que pode causar estrias repentinas. Por isso, acrescente mais uma mão de hidratante ao dia nesse período. O hidratante normal pode continuar sendo usado nas costas, nos braços e nas pernas apenas uma vez por dia. Os óleos de banho também podem ser usados, mas como mantenedores da hidratação, e não sozinhos. As peças íntimas devem ser especiais para quem está grávida. Para evitar as estrias nos seios, a mamãe deve usar sutiãs com alças reforçadas, pois as mamas crescerão bastante e devem ficar bem seguras para que não haja um estiramento muito grande. Para o abdômen, deve ser usada uma calcinha de cintura alta fabricada especialmente para as gestantes.

Exercícios físicos para grávidas (MdeMulher)

Exercícios físicos para grávidas (MdeMulher)

Exercícios físicos para grávidas

A grávida deve se exercitar todos os dias para trabalhar os músculos, ajudar na circulação sanguínea e aumentar a oxigenação das células cutâneas. No entanto, não devem ser feitos exercícios pesados demais. Uma caminhada leve é o suficiente para manter a forma e não perder a elasticidade da pele. Seguindo todas essas dicas, a gestante não precisará temer as famosas listras brancas pelo corpo. A prevenção é o melhor remédio para não precisar buscar tratamentos caros e que, às vezes, não apresentam a solução desejável. Além de tudo, ela é fácil de ser feita, não é necessário muito dinheiro e nem muito tempo.

Veja mais tratamentos e formas de prevenção das estrias na gravidez

Top