Como prevenir e tratar o refluxo

Como prevenir e tratar o refluxo. Tais informações são fundamentais para quem sofre com o refluxo gastroesofágico, doença que consiste no “vazamento” dos conteúdos…

Por Andre em 27/09/2014

Como prevenir e tratar o refluxo. Tais informações são fundamentais para quem sofre com o refluxo gastroesofágico, doença que consiste no “vazamento” dos conteúdos do estômago (alimentos, líquidos, substâncias ácidas) para o esôfago, causando irritação, azia e outros incômodos.

Como prevenir e tratar o refluxo (Foto: Divulgação)

São várias as causas do refluxo, como a hérnia hiatal, a principal delas. O problema consiste no alargamento e na abertura do hiato, o que possibilita a passagem das substâncias que estão no estômago para o esôfago, causando um enorme desconforto.

O refluxo gástrico, como também é conhecida a doença, está ligado ainda à má alimentação, consumo exagerado de álcool e café, estresse, sedentarismo e obesidade, entre outros fatores, que contribuem para a piora dos sintomas do refluxo.

Alimentos que pioram os sintomas do refluxo

Dicas de alimentação para quem tem refluxo gástrico

Como prevenir e tratar o refluxo

Quem sofre com refluxo deve mudar os hábitos alimentares e o estilo de vida (Foto: Divulgação)

Para prevenir o refluxo, é necessário fazer algumas mudanças nos hábitos alimentares, passando a optar por uma alimentação saudável, reduzindo a quantidade de gorduras, frituras e condimentos ingeridos. Também é bom evitar o consumo de bebidas gasosas e diminuir a quantidade de café, chocolate e cigarros.

Entre as dicas para evitar o refluxo, vale citar ainda que você deve evitar comer demais nas refeições. O ideal é fazer de quatro a cinco refeições por dia, a cada três horas, ingerindo pequenas porções. Além disso, evite deitar após as refeições e não use roupas muito apertadas.

Com relação ao tratamento do refluxo, ele começa pelas medidas de prevenção citadas acima, que devem ser adotadas imediatamente após o diagnóstico da doença, feito através de exames como endoscopia, radiografia ou pH-metria.

Além das mudanças nos hábitos alimentares e no estilo de vida, o médico também pode recomendar o uso de alguns remédios como antiácidos, entre outros. Em casos mais graves, a cirurgia para refluxo é outra alternativa interessante.

Outras dicas

É bom esperar de 2 a 3 horas após a última refeição para deitar. Assim, você evita os incômodos do refluxo (Foto: Divulgação)

Há ainda várias outras dicas muito úteis para quem está em busca de informações sobre como prevenir e tratar o refluxo. Entre elas, vale evitar o estresse, parar de fumar, praticar exercícios físicos regularmente e controlar o peso.

Outras medidas interessantes são evitar ingerir muito líquido durante as refeições, mastigar bem os alimentos e deglutí-los lentamente e dormir com a cabeça elevada em torno de 15 centímetros (use dois travesseiros ou incline a cabeceira da cama).

Top