Como prevenir câncer de pulmão

O câncer de pulmão é um dos tipos de tumores malignos mais comuns e graves, sendo uma das neoplasias que mais matam em todo…

O câncer de pulmão é um dos tipos de tumores malignos mais comuns e graves, sendo uma das neoplasias que mais matam em todo o mundo. Em torno de 27 mil pessoas são diagnosticadas com câncer de pulmão em todo o Brasil a cada ano. Saiba mais sobre o assunto e veja como prevenir o câncer de pulmão.

O cigarro é uma das principais causas de câncer de pulmão. (Foto: divulgação)

Câncer de pulmão

O câncer de pulmão é umas das complicações mais associadas ao uso de cigarro. Em 90% dos casos, a doença acomete pessoas fumantes e somente 10% de indivíduos que nunca fumaram. No começo do século XX, quando o uso de cigarro ainda não havia se espalhado, o câncer era uma doença raríssima. Entretanto, atualmente as neoplasias de pulmão matam homens e mulheres de várias idades.

A fumaça do cigarro contém mais de quatro mil substâncias prejudiciais ao organismo. Elas entram nos brônquios, percorrendo até chegar aos alvéolos onde a sujeira fica presa. Por esse fato, o pulmão de uma pessoa fumante fica com coloração escura, diferentemente do de uma pessoa não tabagista, que é rosado.

A prevenção do câncer de pulmão é essencial. (Foto: divulgação)

Veja também tipos de câncer que mais matam no Brasil 

Como prevenir o câncer de pulmão

1. Parar de fumar: essa ação ajuda na redução do número de casos e de mortalidade. Comparados com os não fumantes, os tabagistas possuem cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver um câncer de pulmão. Sendo assim, parar de fumar é essencial para evitar o problema.

2. Manter um consumo alto de frutas e verduras: essa atitude ajuda a eliminar radicais livre e impurezas do organismo, ajudando na prevenção da doença.

Leia Também:  Cuidados que a grávida deve ter na praia

3. Evitar a exposição à agentes químicos (como ansenio, berílio, cromo, uranio, níquel e outros): essas substâncias podem ser encontrados principalmente em ambientes ocupacionais.

4. Outros fatores que estão relacionados ao aparecimento do câncer: exposição a poluição do ar, infecções pulmonares de repetição, deficiência e excesso de vitamina A, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e fatores genéticos influenciam o desenvolvimento do câncer de pulmão. Por isso, os cuidados devem ser redobrados quando estas doenças estão presentes.

Parar de fumar é essencial para evitar o câncer de pulmão. (Foto: divulgação)

Veja também tratamento para o câncer de pulmão 

O câncer de pulmão é uma doença que mata muitas pessoas em todo mundo. A principal causa do câncer de pulmão é o uso do cigarro. Para prevenir esse problema é essencial ter uma alimentação saudável, evitar o uso de cigarro e a exposição a agentes químicos que possam causar o problema.

Top