Como Prevenir Câncer De Pele - Dicas

Como Prevenir Câncer De Pele – Dicas

Como Prevenir Câncer De Pele – Dicas Antes de prevenir é preciso saber o que é o câncer de pele. O câncer de pele…

Por Redacao em 23/09/2010

Como Prevenir Câncer De Pele – Dicas

Antes de prevenir é preciso saber o que é o câncer de pele.

O câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram uma transformação e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido (neoplasia). Entre as causa que podem dar inicio ao câncer de pele a exposição solar é a mais freqüente causa e que atinge boa parte da população brasileira, pois a radiação solar é concentrada em raios ultra-violeta e a exposição prolongada e repetida causa o câncer de pele.

Quem são os maiores atingidos?

O câncer de pele atinge principalmente as pessoas de pele mais clara, ou seja, pele branca que se queimam com maior facilidade e não se bronzeiam. Cerca de 90% das lesões localizam-se nas áreas da pele que estão mais expostas ao sol como rosto e mãos o que mostra o quanto é importante não se expor demasiadamente ao sol, esta exposição ao sol causa o envelhecimento precoce da pele e ao mesmo tempo a predispõe ao câncer de pele.

Maneiras de evitar o câncer de pele

  • Usar sempre o filtro solar com proteção solar (FPS) igual ou superior a 15, aplicando uma camada generosa na pele;
  • Usar chapéus e barracas grossas, pois, elas protegem dos raios do sol, mas é indispensável o filtro, pois, os raios ultravioleta refletem na areia atingindo a pele;
  • Evitar o sol no período entre 10 e 15 horas, pois é quando ele esta mais forte;
  • Não esqueça de proteger bem o rosto, pois, ele é o maior prejudicado com a exposição ao sol e é onde mais se prolifera o câncer de pele;
  • Se houverem manchas na sua pele que estão se modificando procure imediatamente um dermatologista, principalmente as que apresentam os sintomas: cascas na superfície, sangram com facilidade, feridas que não cicatrizam ou lesões de crescimento progressivo.
  • Fazer uma visita anual ao dermatologista para avaliar a sua pele e fazer um tratamento de eventuais lesões cancerosas.

Estas recomendações são especiais para pessoas de pele “fototipos I e II”, as quais devem evitar qualquer tipo de exposição ao sol sem proteção.

Quando começar a usar filtro solar?

Quanto antes melhor, pois é dês de a adolescência até aos vinte anos que as primeiras exposições do sol acontecem e essa radiação solar só se manifesta com o passar dos anos com manchas na pele que se não tratadas viram câncer de pele.

Top