Como prevenir a perda auditiva

A audição é um dos sentidos mais importantes para a inter-relação com outros indivíduos e com o ambiente. Por isso é fundamental tomar os…

A audição é um dos sentidos mais importantes para a inter-relação com outros indivíduos e com o ambiente. Por isso é fundamental tomar os devidos cuidados para preservar a saúde desse sistema tão especial. Saiba mais sobre o assunto e confira algumas dicas de como prevenir a perda auditiva.

Saiba como conseguir aparelho auditivo de graça.

A perda auditiva é um problema que pode ser facilmente prevenido. (Foto: divulgação)

Evitando os traumas físicos

Por não enxergarem as estruturas que fazem parte do conduto auditivo, muitas pessoas acabam se esquecendo de que eles são vulneráveis a ferimentos e se descuidam nesse quesito. Traumas como o de um tapa na orelha, por exemplo, podem romper a membrana timpânica e prejudicar a audição.

Outro problema bastante frequente é a manipulação indevida do ouvido com objetos que, além de causar danos ao tímpano, também são capazes de provocar infecções e outras complicações.

Como se prevenir do trauma acústico

O trauma acústico das estruturas que conferem o sentido da audição é a uma das causas mais importantes de diminuição da acuidade auditiva. Enquanto acontecimentos incomuns podem ensurdecer alguém instantaneamente, como a explosão de uma bomba, outros problemas mais sutis, como usar fones de ouvido em alto volume, são capazes de provocar uma diminuição da acuidade auditiva progressiva e discreta.

O uso de abafadores é necessário em ambientes demasiadamente barulhentos. (Foto: divulgação)

Infelizmente a exposição a traumas acústicos, especialmente nos grandes centros urbanos, é algo bastante comum e a maioria das pessoas acaba nem percebendo o quanto são prejudicadas por isso. Para se ter uma ideia da gravidade do problema, um estudo identificou que 60% dos ingressantes em universidades eram portadores de algum prejuízo auditivo.

Leia Também:  Festa de São João 2017 - Origem, Comidas Típicas, Simpatias

Por isso vale a pena usar abafadores auriculares sempre que julgar necessário, especialmente no caso de pessoas que trabalham em ambiente muito barulhento, além de evitar uso constante de fones de ouvido.

Por que os barulhos prejudicam a audição

Os sons de alto volume são capazes de danificar as células ciliadas do ouvido, responsáveis por receber o estímulo auditivo e transformá-lo em um sinal elétrico, que é conduzido ao cérebro para ser interpretado na forma do som.

O que muitas pessoas desconhecem é que, em algumas situações, essas células se encontram muito sensíveis a estímulos, tendo maiores chances de serem lesadas. É exatamente isso que ocorre durante os exercícios aeróbicos, onde o fluxo sanguíneo é desviado da região do ouvido para os membros. Por isso que uma excelente dica para preservar a audição é seguir as recomendações de especialistas em ginástica, que recomendam não praticar esportes usando fones de ouvido, pois as chances de lesar as células responsáveis pela audição é duas vezes maior.

Entenda como a música alta é capaz de ameaçar a audição dos jovens.

O trauma acústico pode causar lesão progressiva e discreta. (Foto: divulgação)

A audição é um sentido muito importante, capaz de influenciar diretamente a relação com as pessoas e o ambiente. Por isso vale a pena seguir as dicas e prevenir perdas auditivas, evitando traumas físicos ou acústicos.

Top