Como prestar exames em universidades americanas

Para ingressar em uma universidade brasileira basta ser aprovado no vestibular, o que na maioria das vezes não é uma tarefa nada fácil. Porém,…

Por Élida Santos em 16/04/2012

Nos Estados Unidos o processo de seleção vai além do vestibular (Foto: Divulgação)

Para ingressar em uma universidade brasileira basta ser aprovado no vestibular, o que na maioria das vezes não é uma tarefa nada fácil. Porém, se o seu sonho é estudar nos Estados Unidos, comece a se preparar paras uma seleção mais rigorosa ainda. O processo seletivo para as universidades norte-americanas é muito diferente do que estamos habituados a presenciar e participar no Brasil.

Nos EUA é levado em consideração sua nota em avaliação específica, seu desempenho escolar durante toda sua vida acadêmica, além das cartas de recomendações dos professores. Também é solicitada uma redação biográfica, onde você deve contar um pouco sobre a sua experiência de vida.

A possibilidade de conhecer outra cultura, morar fora de seu país, ganhar vivência internacional e aperfeiçoar o idioma, faz com que muitos brasileiros sonhem com uma oportunidade de estudar nos Estados Unidos. O sistema educacional também é um outro atrativo, já que as atividades extra-curriculares são tão importantes quanto as disciplinas obrigatórias, além disso, os estudantes são estimulados a terem uma forma interdisciplinar, já que matérias que nem sempre tem relação direta com o seu curso são ministradas.

Algumas universidades oferecem bolsa de estudos para os brasileiros (Foto: Divulgação)

Os testes teóricos são os chamados de SAT (Scholastic Aptitude Test ou Scholastic Assessment Test) ou ACT (American College Testing), e geralmente são aplicados sete vezes ao ano, o que aumenta as chances de ingressar na universidade.  Em meio a tantas formas de avaliações, os universitários ficam meios perdidos com relação a importância de cada um. No www.collegeboard.com as principais universidades norte-americanas dizem o que mais levam em consideração na hora de admitir um aluno.

Os estrangeiros não podem estudar nas faculdades públicas dos Estados Unidos, mas existem muitas que oferecem bolsas. Para realizar um exame em uma dessas instituições de ensino se inscreva no site da universidade.  O processo é demorado, por isso comece o mais cedo possível para não perder tempo. Os resultados das provas são divulgados em até 30 dias.

Top