Como preparar um verdadeiro café ao ponto

Você sabe como preparar um verdadeiro café ao ponto? O café  é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Mas nem sempre foi assim. No início, até…

Você sabe como preparar um verdadeiro café ao ponto? O café  é uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Mas nem sempre foi assim. No início, até o ano 1.000 d.C., o café, originário da Etiópia, era usado somente para alimentar os rebanhos durante as longas viagens. Como um estimulante. O café no Brasil chegou a partir 1727 e foi trazido da Guiana Francesa. Primeiramente, ele foi plantado em regiões no país que não tiveram bons resultados. Mais tarde, nova tentativa foi realizada no estado de São Paulo e Rio de Janeiro com grande sucesso. Em pouco tempo, o café se tornou o maior produto de exportação no país e hoje em dia é a segunda bebida mais consumida por brasileiros.

Confira: Café a prova de balas emagrece

Como preparar um verdadeiro café ao ponto - São diversas as maneiras de se fazer um delicioso café (Foto: Divulgação)

Como preparar um verdadeiro café ao ponto

Veja abaixo como preparar um verdadeiro café ao ponto, da maneira tradicional:

Saiba como preparar um delicioso café caseiro (Foto: Divulgação)

Ingredientes:

  • 3 xícaras de água
  • 3 colheres (sopa) cheias de açúcar
  • 3 colheres (sopa) de pó da marca de sua preferência
  • 1 filtro de papel

Modo de preparo

  1. Em uma chaleira coloque a água e o açúcar
  2. Em um suporte para filtro, coloque o filtro de papel e o pó
  3. Quando ferver a água doce despejar sobre o pó, que passará pelo filtro caindo diretamente na garrafa ou bule
  4. Sirva a seguir
Dicas para seu café ficar delicioso:

• Comprar café novo e torrado há pouco tempo;

•  Altas temperaturas deixam o café ácido e com gosto de queimado. Já uma água fria não extrai seu sabor adocicado.

Leia Também:  Rede de hostels terá diária a um centavo

• O café deve ser consumido na hora em que é coado e nunca ser reaquecido, como acontece nas cafeiteiras elétricas;

• A água não pode passar mais de uma vez sobre o mesmo pó. Por isso, jogue-a bem no centro do coador. Jogar água na borda do coador significa fazer a bebida da borra do café, com muita cafeína e gosto de queimado;

• Depois de aberto, o café não precisa ficar na geladeira. O que o estraga é o contato com oxigênio, luz e calor excessivo. É mais importante colocá-lo num pote bem vedado do que em ar refrigerado.

Leia também: Dicas para aproveitar a borra de café

Fazer café pode parecer simples mas existem diversas dicas que podem fazer com que o resultado seja mais saboroso (Foto: Divulgação)

Como preparar café na cafeteira

Para quem prefere fazer na cafeteira, existem dicas que podem ajudar seu café ficar bem mais gostoso. Confira abaixo como preparar um verdadeiro café ao ponto:

Leia mais: Alimentos típicos do café da manhã que acabam com a dieta

Fazer café na cafeteira pode parecer mais prático, porém há diversas dicas que podem fazer a diferença no resultado (Foto: Divulgação)

  1. Coloque um novo filtro de café na cestinha. Cuidado ao escolher o filtro, os mais baratos são mais propensos a entupir a máquina.
  2. Coloque o pó de café. A medida padrão é de 2 colheres de sopa para cada 6 litros de água que você pretende preparar . É aconselhável verificar o manual da sua máquina de café para saber a medida que ele indica de café e água. Lembre-se de verificar se você está usando uma colher de sopa. Leia as instruções para ver quantas colheres você vai precisar. Não use muito pouco café, isso pode deixar o café amargo.
  3. Coloque a água de acordo com a quantidade de pó de café usado. Você pode usar as linhas laterais na cafeteira para se basear. Despeje a água na cafeteira. Para os usuários de primeira viagem, pode parecer obvio que se deva derramar a água no filtro. Não faça isso. Despeje no compartimento atrás da cestinha do filtro. Coloque o pote de café de volta na placa de aquecimento.
  4. Ligue a máquina de café. Algumas máquinas já começarão a preparar o café automaticamente, enquanto outras devem ser configuradas manualmente.
  5. Aguarde até que o café esteja pronto antes de consumir. Algumas marcas possuem uma opção de “pause”, onde você pode pausar o processo de preparo.
  6. Experimente o café e adoce a gosto!
  7. Jogue fora imediatamente o filtro de café usado. Se você remover o filtro muito tempo depois, o gosto ficará muito amargo devido a sabores liberados pelos grãos.
Leia Também:  Maquiagem para Olhos Castanhos Esverdeados

Top