Como preparar um Churrasco

Todo bom brasileiro é fanático por um bom churrasco. É um prato muito prático e saboroso. Para a grande maioria das famílias brasileiras, toda…

Todo bom brasileiro é fanático por um bom churrasco. É um prato muito prático e saboroso. Para a grande maioria das famílias brasileiras, toda comemoração merece um churrasco, acompanhado com saladas e farofa. Assim, é tradição o churrasco na mesa dos brasileiros. Existem pessoas que se qualificam para se tornar um bom profissional nessa área, e oferecer seu trabalho para os mais variados meios.

Para se preparar um churrasco, é necessário seguir alguns passos, e vamos citá-los logo abaixo, assim você poderá seguir as dicas e fazer essa iguaria em seu lar.

Como preparar um bom Churrasco – A temperatura interna da carne não deve ultrapassar de 100 ºC. Acima desse valor, o suco da carne ferve e evapora rápido, deixando a carne ressecada e dura, indiferente do tipo de corte.

Para que esse problema não ocorra é necessário verificar a temperatura de seu churrasco a cada hora, utilizando um termômetro de cozinha. A temperatura deve estar entre 98º C e 100º C. Se o corte a ser cozido for um bife ou uma costela, esse cuidado não será necessário e temperatura interna não deve ultrapassar 57 ºC.

Agora, quando se assa lentamente um corte grande de carne de boi, para que fique bem-passado, verificar a temperatura é importante, temos alguns passos a seguir:

1º PASSO: A carne deve estar em temperatura ambiente. Se for assar uma peça de carne de 4 kg verifique se a carne está descongelada totalmente. Estando descongelada evite que o tempo de cozimento seja superior, o que ocasionaria o ressecamento da carne.

2º PASSO: Utilize sempre carvão ou madeira para fazer churrasco. A madeira é melhor que o carvão, mas se for usar o carvão, não deixe que a gordura pingue sobre ele. Para evitar que isso aconteça, cubra a carne e arrume o carvão à sua volta.

Leia Também:  Sucos que combinam frutas, verduras e legumes

3º PASSO: Assar em temperatura baixa (cerca de 85 ºC), calcular 1 hora para cada meio quilo de carne. Não se esquecendo de verificar a temperatura interna. A carne estará pronta quando, ao pegarmos uma de suas extremidades, sentir que vai se desmanchar. Deixe descansar e corte em fatias diagonais, começando pela extremidade mais fina.

Não se esqueça de utilizar carne de boa qualidade, isso fará toda a diferença.

tabela churrasco

Top