Como preparar palestras diferentes

Como preparar palestras diferentes

Aprenda como preparar palestras diferentes e conquiste sucesso na sua carreira como palestrante. A apresentação não deve apenas expor conceitos de forma monótona e…

Por Isabella Moretti em 02/04/2015

Aprenda como preparar palestras diferentes e conquiste sucesso na sua carreira como palestrante. A apresentação não deve apenas expor conceitos de forma monótona e previsível, ela deve adequar o seu conteúdo ao público e possuir elementos capazes de despertar interesse.

Como preparar palestras diferentes. (Foto: Divulgação)

Uma palestra nada mais é do que um evento criado para expor conhecimentos sobre um determinado tema. O palestrante não explora apenas a teoria, mas também apresenta exemplos práticos e responde às perguntas dos espectadores.

Muita gente não gosta de assistir palestra porque considera o evento muito parado e sem emoções. Uma pessoa sobe ao palco e começa a falar sem parar, deixando a plateia sonolenta, desatenta e distraída com outras coisas. O desafio do palestrante é justamente mudar essa percepção e tornar a apresentação extremamente interessante para quem acompanha.

Leia mais: Como ser palestrante – 06 dicas que vão te ajudar nessa Profissão

Como preparar palestras diferentes

Não sabe como preparar palestras diferentes e conquistar a empatia do público? E então confira as nossas dicas:

Saiba tudo sobre a sua audiência

Procure conhecer o perfil da sua audiência. (Foto: Divulgação)

O grande segredo para fazer uma palestra interessante está em conhecer ao máximo as características da sua audiência. Qual a faixa etária? Qual o nível de escolaridade? Quais são os gostos e as ambições? Respondendo essas perguntas é possível adequar a mensagem ao público.

Seja simpático e carismático

Encare a palestra não apenas como uma exposição de conhecimentos, mas também como uma conversa. Conte um pouco sobre as histórias que você já viveu, caso elas tenham alguma ligação com o tema. Não adote uma linguagem muito rebuscada e nem faça piadinhas sem graça.

Não seja chato e cansativo

Chatice é algo que o público não perdoa. (Foto: Divulgação)

Evite elaborar uma apresentação muito extensa e desgastante, que seja baseada em conceitos teóricos. É sempre interessante trazer para o roteiro da palestra algum exemplo prático, mostrando vídeos e animações para ilustrá-lo. Outra dica importante para não ser chato é diversificar o tom da voz e dar mais emoção ao discurso. A cada frase, demonstre entusiasmo, mas sem perder a naturalidade.

Confira: Palestras gratuitas do Sebrae sobre negócios

Incentive a interação

Algumas estratégias incentivam a interação do público com o palestrante, uma delas é estar conectado aos recursos digitais. Peça para que os espectadores enviem perguntas por WhatsApp, Facebook ou Twitter.

Divida o palco com outros especialistas

Para agregar mais valor e credibilidade à sua palestra, experimente dividir o palco com outros especialistas sobre o assunto. Uma participação especial com certeza tornará a apresentação mais dinâmica.

Crie um momento inesquecível

A sua apresentação precisa ter um momento inesquecível. (Foto: Divulgação)

Quando chegar o tema central da palestra, torne esse momento inesquecível. Você pode trabalhar com um conteúdo audiovisual diferenciado ou mesmo com alguma frase de efeito.

Veja também: Como montar palestras: 5 dicas para montar uma palestra motivante

Agora você já sabe como preparar palestras diferentes e conquistar a preferência da sua audiência. Siga as nossas dicas!

Top