Como preparar Ganache

A origem do ganache não é muito certa, pois as informações são contraditórias e poucas. A história mais comum sobre essa delícia é a que diz que o doce foi criado por um confeiteiro francês, em meados do século XIX. Esse rapaz pegou creme de leite e chocolate em barra e misturou. Se essa foi mesmo a data de sua origem, o tal creme teria mais de 150 anos de existência.

Ganache de chocolate é uma verdadeira delícia (Foto: Divulgação)

O ganache é usado para rechear tortas, bolos, bombons, petit fours, entre outros doces. A receita é bem básica, mas as pessoas podem acrescentar outros ingredientes para incrementar a mistura. Confira algumas dicas para fazer um bom ganache.

Siga as dicas e faça um bom ganache

Cinco passos para fazer um bom ganache:

1. Escolha chocolates de boa qualidade para o seu ganache dar certo. Opte pelo produto meio-amargo ou amargo, que possui pouca gordura e não compromete o sabor do doce.

2. Existem dois modos de se fazer o ganache: derreta o chocolate para depois adicionar o creme de leite; ou aquecendo o creme de leite fresco que irá, em seguida, fundir o chocolate picado. Na primeira receita básica, o chocolate deve ser derretido sempre em banho-maria (45º C) para não queimar e ficar granulado. Se preferir a segunda opção de preparo do ganache, somente aqueça o creme de leite, sem deixar fervê-lo.

3. Para fazer um ganache é bom misturar bem e delicadamente.

4. Utilize o ganache ainda morno para fazer a cobertura de bolos e tortinhas. Ele se espalha com mais facilidade pela superfície. Confira a seguir uma receita de ganache.

O ganache pode ser a cobertura que falta para o seu bolo (Foto: Divulgação)

Ganache de chocolate amargo com mel

Ingredientes

  • 500 g de chocolate amargo
  • 350 g de creme de leite
  • 30 g de mel

 

Modo de Preparo

Pique o chocolate que você vai usar para o ganache em pequenos pedaços. Aqueça o creme de leite, sem deixá-lo ferver, e coloque sobre o chocolate picado. Misture delicadamente e, por final, acrescente o mel em temperatura ambiente.

 

One Response - Add Comment

Reply